Pronto Atendimento está consolidado entre os joaçabenses
Implantado em novembro de 2014, o Pronto Atendimento Ambulatorial é um dos serviços de saúde disponíveis em Joaçaba, localizado juntamente ao ESF do Centro. O Pronto Atendimento, ou PA, está pronto para atender toda população joaçabense das 17h30 às 23h30. Em média, são atendidos 30 pacientes por plantão, totalizando 600 pessoas por mês.
A equipe do PA é formada por quatro profissionais: médico, técnico em enfermagem, enfermeiro e um farmacêutico. O programa é destinado aos atendimentos de urgência em casos onde não existe risco de vida, mas que haja necessidade de atendimento imediato.
“Criamos o PA com objetivo de tranquilizar e de dar mais uma opção de saúde à nossa comunidade. Como pai sei como é buscar um filho pequeno na escola e ele não estar bem. Pode ser apenas uma febre, mas é preciso atendimento imediato. O PA não possui filas, o atendimento é bom e rápido e os pacientes ainda recebem a medicação”, comenta o vice-prefeito Marcos Weiss, que na época em que era secretário de saúde, implantou o PA.
Os usuários avaliam bem os serviços prestados pelo PA e citam, entre as principais qualidades, o atendimento rápido e sem filas. Além da priorização dos casos de urgência.
Avaliação da Atenção Básica
Em dezembro de 2015, Joaçaba recebeu o título de primeiro lugar na Atenção Básica da Saúde, entre os municípios de Santa Catarina que possuem de 25 mil até 50 habitantes. Além disso, os investimentos na saúde também se refletem no Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, uma vez que segundo o IBGE, o IDH de Joaçaba é o 8o melhor do Brasil e o 3o do Estado.
“Também somos parceiros do HUST e da UPA através de repasses e isso, sem dúvidas, auxilia no atendimento da nossa comunidade. As avaliações positivas que temos a nível de estado e país refletem o bom trabalho que buscamos fazer. A melhoria deve ser sempre contínua e esta é a nossa meta”, acrescenta Marcos.