18 de maio: Dia Branco e Dia da Luta Antimanicomial
O dia 18 de Maio já é nacionalmente lembrado como o Dia Branco, onde o combate a todos os tipos violência é evidenciado. Além disso, esta data também reforça a luta Antimanicomial, ou seja, o fim dos manicômios e dos maus tratos que ocorriam neles. Para reforçar a importância deste dia, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Joaçaba participará da 8ª edição das Olimpíadas dos CAPS do Meio Oeste Catarinense, na próxima sexta-feira (20).
A Luta Antimanicomial, instituída no dia 18 de maio, é um momento para lembrar que como qualquer pessoa, pacientes com doenças mentais têm direito à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão da cidadania.
“Para comemorar esta data, na sexta-feira estaremos em Campos Novos na Olimpíada do CAPS, com a participação de Joaçaba, Herval D’Oeste, Água Doce, Capinzal e Campos Novos. Participaremos com 55 atletas, nas modalidades de cacheta, dominó, cabo de guerra, corrida livre e revezamento, futsal, tênis de mesa, arremesso de bambolê, basquete e caçador”, explica a Coordenadora e Assistente Social do CAPS, Sandra Pinheiro.
A Luta Antimanicomial surgiu no I Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP, com lema “por uma sociedade sem manicômios”. Na ocasião denunciou-se abusos e violação de direitos humanos dentro dos manicômios e iniciou a luta pelo fim desse tipo de tratamento e pela instalação de serviços alternativos.
Conheça o CAPS
O CAPS de Joaçaba é ligado à Secretaria Municipal da Saúde e oferece serviço especializado às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas). O objetivo é fomentar a inserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.