18 de maio é o Dia Branco

 

 

            Na próxima quarta-feira, 18 maio, Joaçaba evidencia o combate a todas as formas de violência contra a criança, adolescente, mulher e idoso, através do Dia Branco. Para ressaltar a importância da data, a Secretaria de Assistência Social e o Centro Referência Especializado em Assistência Social – Creas, convidam a comunidade joaçabense para abraçar a causa.

            Para aderir à campanha, o Creas pede que as pessoas usem roupas brancas, decorem suas casas e lojas com balões e bandeiras brancas. “Neste dia tão importante pedimos para que a comunidade abrace esta causa. Vamos lutar contra qualquer tipo de exploração e violência”, enfatiza Irene Moreira da Silva, coordenadora do Creas.

            O Dia Branco

O dia 18 de maio caracteriza-se como Dia Nacional de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes reconhecido pela Lei Federal 9.970/00, que instituiu essa data em alusão ao crime Araceli, no qual em 18 de maio de 1973 a menina Araceli Cabrera Sanches Crespo foi assassinada em Vitória no Espírito Santo, em um dos mais brutais crimes da história do Brasil. O corpo, desfigurado e com marcas de tortura e abuso sexual, foi encontrado quase uma semana depois.

            O Creas

            O Creas oferece serviços de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfretamento das situações de risco pessoal e social, ocasionadas por violações de direitos.

            Para denunciar situações de violência basta discar 100, 181 ou ainda 3521 1957, telefone do Creas.