Joaçaba é o único município de SC contemplado no Programa Eficiência Energética

As lâmpadas de sódio, frequentemente utilizadas na iluminação pública, serão substituídas por lâmpadas de led, em Joaçaba. O convênio do Programa Eficiência Energética será assinado pelo prefeito Rafael Laske, pelo vice Marcos Weiss e pelo gerente regional da Celesc, Elói Hoffelder, na próxima segunda-feira (09), em Florianópolis. O município receberá o investimento de aproximadamente R$2,8 milhões, subsidiados pela Eletrobrás.

O objetivo do Programa é estimular o desenvolvimento de projetos de eficiência energética, atendendo a Resolução nº 556/2013 da ANEEL. Os projetos devem promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, estimulando a adoção de novas tecnologias e de bons hábitos de consumo para combater o desperdício.

Após a assinatura do convênio a Prefeitura fica responsável pela licitação da obra.  “É um projeto audacioso e estamos muito contentes por fazer parte dele. A iluminação deixará Joaçaba ainda mais bonita e teremos uma economia significativa nos valores investidos na iluminação pública. Agradecemos o empenho do gerente da Celesc, Elói Hoffelder e de toda sua equipe”, destacou o vice-prefeito, Marcos Weiss.

A economia gerada com o projeto pode chegar a até 50%. “Por mês a prefeitura investe em média R$80 mil em iluminação pública. Então teremos economia significativa nos cofres públicos que poderão ser investidos em outras prioridades”, explica o prefeito Rafael Laske.

Aproximadamente duas mil lâmpadas serão substituídas em todo perímetro urbano. As lâmpadas de vapor de sódio de 400 e 250 watts serão trocadas por led de 150 e 100 watts, respectivamente.