ESF Vila Remor é inaugurado

Comunidade, lideranças municipais e colaboradores da Secretaria de Saúde se reuniram da tarde desta quarta-feira (04) para inaugurar mais uma unidade de saúde. O ESF Vila Remor, localizado no bairro João Pires Ferreira, passou de uma pequena sala locada para um espaço de 326 metros quadrados, com toda infraestrutura necessária para bem atender a comunidade.

A nova unidade já está atendendo os moradores dos bairros Vila Remor, João Pires Ferreira, Jardim Lindóia, Vila Simone, Armindo de Medeiros Haro, Jardim das Hortênsias e São Brás. Além disso, algumas comunidades do interior também serão atendidas, como por exemplo, Linha Santa Clara.

Além da nova estrutura, toda a mobília do ESF é nova, resultando num investimento aproximado de R$600 mil, viabilizado por meio do Ministério da Saúde e também com recursos próprios da Prefeitura de Joaçaba. “Só temos a agradecer uma obra desse porte aqui no bairro. Todo esse espaço favorecerá o melhor atendimento e conforto da nossa população. Se na antiga unidade já éramos bem recebidos, imagine agora”, argumentou o presidente da Associação de Moradores do bairro João Pires Ferreira, Leonardo Kuznier.

A nova unidade possui seis consultórios. Além de salas apropriadas para inalação, pré-consulta, curativos, farmácia, esterilização, observação de pacientes e reuniões. “Fazer uma obra desse porte não é fácil, mas hoje ela está pronta para ser bem utilizada por todas as pessoas que precisem dela”, afirmou a secretária de saúde, Paula Kleber, que ao final da sua fala homenageou a colaboradora mais antiga da unidade, Vera Lúcia Bissani, que há 13 anos trabalha no ESF.

“Os profissionais da saúde dessa unidade são muito engajados no seu trabalho e dedicados para com o próximo. Uma sede nova, como novos equipamentos motiva ainda mais os nossos colaboradores a bem atender as pessoas. Essa obra se reflete em um melhor atendimento e numa melhor qualidade de vida para a parte alta da nossa cidade”, afirmou o vice-prefeito, Marcos Weiss.

Novas unidades de saúde

Paralelamente a essa obra, outras duas unidades estão sendo construídas. Uma delas fica no bairro Monte Belo e a outra no bairro São Brás, sendo que depois do término da construção, os bairros Jardim das Hortências, São Brás e Armindo de Medeiros terão uma unidade de saúde somente para eles. “O que estamos fazendo é projetar a expansão de Joaçaba para daqui 10, 15 anos. Temos que ter em vista o contínuo crescimento da parte alta da nossa cidade para investir bem os recursos. Inaugurar uma obra como essas representa o real sentido da política que é buscar o bem das pessoas”, afirmou o prefeito, Rafael Laske.

Ainda para melhor atender a comunidade, a Secretaria de Saúde também busca pela construção de uma sede própria no bairro Menino Deus.