Catadores participam de treinamento promovido pelo CRAS

Durante a última semana os catadores de material reciclável de Joaçaba participaram de um treinamento promovido pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. Foram abordados temas como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, associativismo, uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e coleta seletiva.

Em Joaçaba existem duas instituições que trabalham com material reciclado: a Acomar e Recoplástico. A fonte de trabalho basicamente vem do material deixado para a coleta seletiva. “Um dos problemas enfrentados pelos catadores é que a nossa comunidade não está fazendo a separação correta. Essa ação que realizamos é de grande importância para os grupos se organizarem em forma de cooperativa, beneficiando a família do catador, que tem fonte para o seu sustento, e também a população, que não tem o lixo acumulado em lixões e aterros”, explica Sandrine Pizzoni, gerente de proteção social básica.

A prefeitura de Joaçaba juntamente com o Cras dá uma atenção especial para este trabalho. “Além de contribuir com a melhoria da qualidade urbana, os catadores contribuem para a preservação da natureza e estão diretamente ligados a autoestima da população, que tem seu município mais limpo”, enfatiza Sandrine.

Conhecimento

Dois catadores, um de cada associação, participaram da Expo Catadores, em São Paulo. O evento contemplou intervenções artísticas, palestras, feira de negócios, oficinas e debates, nos temas de tecnologia, reciclagem, compostagem, logística reversa e tratamento de resíduos, além de ser um evento de grande importância socioambiental.