Nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é inaugurada no bairro Nossa Senhora de Lourdes

Localizada na rua Adair Gasparini Zílio, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, a nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV foi inaugurada nesta quarta-feira (03). Estima-se que 460 famílias de todo município sejam atendidas pela equipe de profissionais que estará disponível no local.

A nova sede do SCFV possui uma área de 352 m2 que abrange salas de informática, televisão, brinquedoteca, cozinha e refeitório, por exemplo. Serão atendidas crianças e jovens entre seis e dezesseis anos e suas respectivas famílias. “Temos uma equipe de educadores físicos, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos disponíveis para trabalhar com as crianças e as famílias”, explica Sandrine Pizzoni, gerente de proteção social básica.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). São ofertadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas em contra turno escolar. O SCFV surgiu a partir do antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, mas com algumas mudanças.

“Quando o antigo PETI existia, os profissionais realizavam as atividades em espaços locados e que não dispunham de toda a infraestrutura necessária, mas naquele momento era o tínhamos. Hoje ficamos muito contentes em entregar para estas famílias um espaço amplo, totalmente reformado, com diversas salas que garantirão o conforto de quem aqui estiver. Deixo aqui um agradecimento especial do prefeito Rafael à toda secretaria de assistência social pelo empenho neste projeto”, afirmou o vice-prefeito Marcos Weiss, que na solenidade representou o prefeito Rafael Laske.

Para o descerramento da placa além de colaboradores da secretaria de assistência social, foram convidados os secretários de infraestrutura e finanças, Venilton Teles e Iria Rodrigues Torrico, respectivamente, e também crianças que usufruirão da nova sede.

Aluguéis

Além de beneficiar a comunidade com um local amplo para a promoção das atividades necessárias, a sede própria do SCFV também gera economia ao caixa da Prefeitura. “Nos livramos de um valor significativo de aluguel que agora poderá ser investido em outras prioridades. Ano passado inauguramos a sede do CRAS e isso nos ajudou muito tanto na economia, como também na qualidade do trabalho executado todos os dias com a nossa comunidade. Esse espaço aqui é de vocês, façam um excelente uso e ajudem a cuidar deste patrimônio que é de todos”, ressaltou em sua fala o secretário de assistência social, Mário Wolfart.

A sede que agora abriga o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos era um antigo espaço da Celesc e que foi comprado pela Secretaria de Assistência Social.