Membros do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA realizam reunião de trabalho

 

            Com objetivo de atender entidades que auxiliam famílias em situação de vulnerabilidade social, o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, inicia as atividades deste ano em Joaçaba. Nesta terça-feira (01), as 27 famílias produtoras e as 30 entidades beneficiadas se reuniram para definir algumas ações, como as datas de entrega, por exemplo.

            O PAA é um programa do Governo Federal que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação. Esses alimentos são distribuídos gratuitamente para instituições como Associações de Pais e Professores, Apas, Apae, União da Melhor Idade, CRAS e CREAS.

            As famílias fornecedoras se cadastraram no Programa ainda em 2013, através de chamada pública. O pagamento é feito com base no valor dos produtos a partir de dados coletados com a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. “ Assim que o agricultor entrega seus produtos, a entidade emite um documento que apresentado ao CRAS e validado ao sistema do Governo Federal gera o pagamento automático na conta do produtor”, explica Kelly Ferreira, gestora do projeto em Joaçaba.

 Em 2016 será pago o valor de R$173 mil para os 27 produtores rurais de Joaçaba.