Nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos será inaugurada após o Carnaval
Localizada no bairro Nossa Senhora de Lourdes, a nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV começará a receber a comunidade joaçabense logo após o Carnaval. Estima-se que 460 famílias sejam atendidas pela equipe de profissionais que estará disponível no local.
A nova sede do SCFV possui uma área de 352 m2 que abrange salas de informática, televisão, brinquedoteca, cozinha e refeitório, por exemplo. Serão atendidas crianças e jovens entre seis e dezesseis anos e suas respectivas famílias. “Temos uma equipe de educadores físicos, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos disponíveis para trabalhar com as crianças e as famílias”, explica Sandrine Pizzoni, gerente de proteção social básica.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). São ofertadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas em contra turno escolar. O SCFV surgiu a partir do antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, mas com algumas mudanças.
“Este é um lugar calmo, amplo e adequado para realizarmos as atividades necessárias. Ficamos muito contentes em entregar para comunidade uma obra tão bonita e importante para os nossos usuários. Estamos fazendo os últimos ajustes e logo após o Carnaval inauguraremos esta sede”, comenta o secretário de assistência social, Mario Wolfart.
Casa própria
Além de beneficiar a comunidade com um local amplo para a promoção das atividades necessárias, a sede própria do SCFV também gera economia ao caixa da Prefeitura. “Nos livramos de um valor significativo de aluguel que agora poderá ser investido em outras prioridades. Toda equipe do dr. Mario está de parabéns pelo empenho e pela qualidade do atendimento prestado à nossa comunidade”, salienta o vice-prefeito Marcos Weiss, em visita ao local.