Prefeitura de Joaçaba inicia o feitio de silagem

Dos 18 colaboradores da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Inovação, dois deles estão focados na produção de silagem pelo interior do município. Até o fim da safra, a secretaria estima que mais de 180 agricultores serão atendidos, o que representa o feitio de silagem com 250 hectares de milho e 50 de sorgo.

A silagem é o produto resultante da fermentação, realizada por bactérias, de plantas forrageiras picadas e acondicionadas em silos. É utilizada na alimentação de animais, principalmente bovinos, podendo pode substituir o pasto durante o período de seca e no confinamento é muito usada junto com os grãos e farelos.

Conforme o médico veterinário da Epagri de Joaçaba, Marildo Proner, a silagem representa uma reserva técnica importantíssima. “A silagem é o modo que o agricultor tem para se precaver em casos de eventualidade como seca ou problemas no pasto. Comparado à pastagem a silagem é cara, mas é uma garantia que não faltará alimento”, explica.

Para o secretário José Otávio Calliari Filho (Tuti), este é um serviço prestado que beneficia principalmente os pequenos produtores. “Muitos agricultores possuem trator e vários implementos agrícolas, mas isso não é regra. Estamos só no início dos trabalhos da silagem que se estenderão até o final da safra”, explica.

Para o prefeito Rafael Laske, a busca por melhorias no setor de agricultura é uma constante. “Eu e o Marquinhos, junto com o secretário Tuti, buscamos sempre melhorias para estas atividades, pois muitos agricultores precisam desse atendimento para dar condução às suas atividades na propriedade e girar a economia do nosso município”, comenta.

Além da ensiladeira, a secretaria de agricultura possui outros implementos para atender os produtores, como caminhão distribuidor de dejetos dos suínos e o arado gradeador.