Prefeitura recebe projeto de licenciamento ambiental do Aeroporto Santa Terezinha

Na manhã desta terça-feira (17) representantes do Banco do Brasil de Joaçaba, Arli Silva e Gisele Valandro, entregaram à administração municipal o projeto de licenciamento ambiental para supressão de vegetação, visando as obras de ampliação do Aeroporto Santa Terezinha. Na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito Marcos Weiss, vereadores e autoridades locais.

O documento elaborado pela empresa Topocart, contratada do Banco do Brasil, contém o levantamento florestal da área que contemplará a ampliação do Aeroporto Santa Terezinha. Esse projeto abrange as áreas que são da prefeitura, do entorno e de terceiros que serão desapropriadas.

“Reconhecemos todo empenho do Banco do Brasil, que até o momento seguiu rigidamente todos os prazos e isso representa a segurança que temos que esse programa vai ter continuidade. A partir da supressão dessa área florestal, também teremos que repor isso, pois é o que a legislação exige. Quanto à parte ambiental, mais dois processos ainda estão sendo analisados pelo Banco do Brasil”, explica o vice-prefeito, Marcos Weiss, que cuida do projeto do aeroporto por designação do prefeito, Rafael Laske.

Ainda em dezembro deste ano, os diretores da Secretaria de Aviação Civil – SAC estarão em Joaçaba visitando as dependências do Aeroporto Santa Terezinha. “Tendo todas as licenças ambientais concluídas partimos para a licitação das obras. Sobre as indenizações já conversamos com o Governador Raimundo Colombo e ele já se comprometeu em fazer o repasse para indenizar os proprietários desses 130 mil metros quadrados de área”, argumenta Marcos.

Aeroporto Santa Terezinha é prioridade

De acordo com um encontro realizado com a Fatma, em julho deste ano, o aeroporto de Joaçaba é prioridade para o Governo do Estado. “O governador pediu à Fatma que cumpra as análises no menor tempo possível. Com o seguimento dos trabalhos, os estudos ambientais deverão ser apresentados à promotora Márcia Denise Kandler Bittencourt Massaro, para que o ministério público acompanhe todo o licenciamento, bem como toda a execução da obra”, finaliza Marcos.

O valor estimado para as obras do aeroporto é de R$ 67,5 milhões. Dentre as principais ações estão o novo terminal de passageiros, pista de pouso e decolagem, seção de contra incêndios, pátio de aeronaves e operação por instrumento.