Escola Frida Regenburger participa para o desenvolvimento do livro Alfabetização e Produção Textual

Aconteceu na tarde desta terça-feira (23) na Escola Municipal Frida Regensburger, no bairro Frei Bruno, o lançamento do livro Alfabetização e Produção Textual: implicações da consciência fonológica. O livro é resultado trabalho que foi desenvolvido a partir de um estudo  para o mestrado da professora Regina Oneda Mello sob supervisão da professora Ortenila  Sopelsa da UNOESC.

No ano de 2012, as professoras Regina e Ortenila com a colaboração de professoras efetivas da escola, iniciaram o trabalho de consciência fonológica com os alunos do primeiro e segundo ano, que contaram com apoio da Secretaria da Educação do município. “Ficamos felizes em uma escola municipal participar de um trabalho de tamanha importância como este. E para que obtivéssemos sucesso, não medimos esforços em investimentos estudantis para a escola. Em nossa gestão, temos o comprometimento com a educação.” Declara José Junqueira, secretário da Educação.

Para a diretora da escola, professora Débora Maria Crestani Tonet, havia a necessidade de desenvolver uma forma diferente para alfabetizar os alunos dos anos iniciais, e a consciência fonológica trabalha com o conhecimento do sons da língua. “A criança precisa entender e conhecer as palavras que ouvem para que se desenvolva, além das atividades se interligarem com a teoria, e para nós como escola, ganhamos um presente no momento em que esse trabalho começou a ser desenvolvido a partir do estudo feito pelas professoras.” Complementa Débora.

Esta obra foi a primeira a ser publicada pelo mestrado de educação de Joaçaba e o artigo da obra foi premiado e será apresentado no próximo mês de setembro na Espanha pelas professoras Regina e Ortelina.