Casa da Cultura Rogério Sganzerla elabora metas para o Plano Municipal de Cultura

No mês de maio deste ano, foi composta a Comissão Interna do Plano Municipal de Cultura de Joaçaba a fim de fomentar a cultura local e valorizar os artistas joaçabenses. “Este Plano significa a consolidação de um grande pacto político no campo da cultura que, transformado em Lei pela Câmara de Vereadores, dará estabilidade institucional, assegurando a continuidade das políticas públicas de cultura.” Afirma Marilde Bittencourt, Gerente de Cultura de Joaçaba.

Desde então vem acontecendo reuniões entre a comissão e os conselheiros, professores e colaboradores da Casa da Cultura a fim do melhor planejamento das metas e estratégias, como: criação do Fundo Municipal da Cultura, Criação do Museu Histórico e Carnavalesco do município e a implementação da feira do livro no município. Para que isso acontecesse, a comissão foi subdividida em: Qual a situação atual da cultura, o diagnóstico da cultura da cidade, o que se deseja mudar e desenvolver na cultura de Joaçaba.

Como o Plano está em desenvolvimento ainda não existe uma data para sua entrega e a Comissão está focando para que haja agilidade. “Após a sua finalização, apresentaremos em uma Conferência onde queremos participação da comunidade, produtores e gestores culturais, ONGs e associação revisando conosco o Plano Municipal de Cultura para aí ser encaminhado a Câmara dos Vereadores.” Finaliza Marilde.