Joaçaba participa do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Entre os dias 16 e 19 de junho acontece a décima quinta edição do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A Prefeitura de Joaçaba foi convidada a participar do evento que acontece na Bahia e contará com a presença dos secretários de educação de vários municípios do Brasil. O convite partiu do Ministério da Educação através da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime que é a promotora do Fórum. Os bons índices da educação do município, foram fundamentais para a participação no evento. O município será representado pelo secretário de educação José Junqueira de Carvalho, que ganhou as despesas de viagem e hospedagem do ministério da educação.

Os participantes debaterão assuntos relacionados ao Plano Nacional de Educação e à implementação do Sistema Nacional de Educação. Também faz parte da programação salas temáticas que discutirão assuntos como o Plano Municipal de Educação; formação e valorização dos profissionais da educação básica; educação de jovens e adultos e educação do campo; gestão democrática e financiamento da educação. Nesses quesitos, o município de Joaçaba é destaque nacional, por ser um dos poucos a estar cumprindo as metas definidas pelo governo federal, como por exemplo o municipal de educação, que já foi aprovado pela câmara de vereadores.

Conforme o secretário, o evento é uma oportunidade de aprimorar o trabalho já realizado e trocar experiências com outros municípios. “A temática do encontro gira em torno do Plano Municipal de Educação e isso ajudará os secretários a colocar em prática o Plano em suas cidades. Acima de tudo é mais uma oportunidade de aprendizado para que a educação de Joaçaba se torne ainda melhor”, comenta.

Ainda no Fórum será feita a eleição da Undime, sendo que Santa Catarina tem como candidato o secretário de educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz.