Pesquisa aponta expectativa da população em relação ao Parque Central de Joaçaba

Uma pesquisa desenvolvida por alunos do Senac do curso de técnico em administração, apontou as principais expectativas da população relacionadas ao Parque Central de Joaçaba. Sob a supervisão da professora Katia Bechers, o trabalho foi desenvolvido dentro da disciplina de fundamentos de marketing e vendas. A apresentação dos resultados foi acompanhado pessoalmente pelo Prefeito Rafael Laske, que se mostrou satisfeito com a abordagem e as informações levantadas. “Questões simples, que foram abordadas, irão nos ajudar a tomar decisões importantes, principalmente quanto ao funcionamento do parque. Como as obras estão em andamento é justamente esse momento a oportunidade de discutir como queremos esse que esse investimento se consolide” afirmou Laske.

A pesquisa foi desenvolvida pelos alunos, Gabieli Maciel, Julia Guimarães, Leticia Souza, Luarla Fedrigo, Lucas Lemos e Taynara Hack.  Foram aplicados  161 questionários, a sua maioria de pessoas que observavam a maquete do parque, exposta na Praça Adolfo Konder. O questionário de pesquisa contava com 10 perguntas, que abordavam desde a localização do parque até sugestões de implementação do projeto.

Os dados coletados apontam extrema aprovação da população em relação à obra. Os atrativos do parque foram apontados por 91% dos entrevistados como bom e ótimo. Outro ponto avaliado positivamente foi à expectativa de atendimento de uma necessidade do público, onde cerca de 70% dos entrevistados confirmaram que a obra é uma grande expectativa da comunidade.

Um dos pedidos mais realizados foi quando a disponibilização de internet gratuita no Parque, onde cerca de 95% dos entrevistado apontou essa sugestão. “Entendo que o parque é um espaço para convivência e que sim podemos ter um espaço com internet livre, porém isso dever ser um espaço só para isso, para que  possamos incentivar a pessoas a se relacionarem também. Mas é um boa sugestão que iremos avaliar com carinho” falou o Prefeito.

Outro ponto interessante apontado na pesquisa foi que as opiniões quase que se dividem quando do fechamento noturno do parque. Na pesquisa 58% do entrevistados apontaram como sendo contrários aos fechamento noturno, contra 39% afirmando ser favoráveis. “ Essa é uma discussão importante, porque precisamos preservar o patrimônio público. Por isso as questões de segurança estão sendo muito bem avaliadas, para que possamos também viabilizar a utilização do parque em horários diferentes em que a maioria da população trabalha” revelou Laske. Ainda sobre segurança 98% dos entrevisto foram enfáticos em afirmar que o Parque necessitará de segurança continua para sua manutenção.

Entre as sugestões, a mais presente foi a disponibilidade de locação de bicicletas e cinema ao ar livre. “A questão da locação de bicicletas foi algo que ainda não tínhamos pensado e iremos colocar em nossa pauta de reuniões sobre a obra. Trata-se de uma ação simples e que irá incentivar a pessoas a irem ao parque” reiterou o Prefeito.

Todos os dados da pesquisa serão agora avaliados com critérios pelos gestores do projeto. “O apoio que o Senac deu é muito importante. Quanto mais informações chegar da nossa população melhor. Isso mostra na verdade como a pessoas estão felizes com essa obra que irá ser um marco em nossa qualidade de vida” finalizou o Prefeito.