Prefeitura e CDL juntas na conscientização da Coleta Seletiva no comércio

Durante o mês de maio, uma equipe da Prefeitura de Joaçaba juntamente com a Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL visitou cerca de 30 estabelecimentos na área central cidade, com o objetivo de fazer um trabalho de conscientização sobre a Coleta Seletiva. “Ouvimos todas as sugestões dos comerciários para melhorar o sistema de Coleta Seletiva para que ocorra da maneira que foi planejada.” Declara Otavio Schueda designado pela Prefeitura para a ação.

A iniciativa veio a partir da necessidade de expor novamente os dias e horários programados em que o caminhão passa exclusivamente na área central da cidade, que é a região que gera material reciclável com maior valor agregado. Em diálogo com alguns comerciários, foi detectado que existe a entrega dos materiais para catadores individuais de outras cidades, dificultando o retorno financeiro para a associação de recicladores do nosso município e fazendo com que os “carrinheiros” retornem as ruas. Outro ponto apresentado, diz respeito ao horário e dias em que o caminhão passa no centro. “Observamos que os comerciantes cobram de forma mais efetiva esse horários, afim também de evitar que o lixo fique acumulado nas calçadas.” Essa questão, juntamente com outras, como por exemplo o estudo para opções de armazenamento durantes os dias em que a coleta não passa pelo centro, foram compiladas e apresentadas ao gestor do projeto, para que a Prefeitura possa realizar as adequações necessárias.

O resultado do trabalho de conscientização fez com que aumentasse a colaboração dos lojistas para o sistema, deixando os materiais recicláveis de acordo com os dias e horários planejados. Nos primeiros dias, após o dialogo, a oferta do material reciclável já aumentou, porém ainda existe o problema da presença de catadores que não fazem parte do sistema. Nesse sentindo, a administração, já avalia a criação de ações punitivas para o futuro.

Segundo o gestor do projeto, secretário de administração Celso Felipe Bordin, a parceria com a CDL, ajuda no desenvolvimento e efetivação do projeto da coleta, que ainda encontra-se em fase de implantação. “Estamos falando de educação ambiental, isso leva tempo, porque muda o habito das pessoas. Contar com o apoio do comércio é indispensável nesse processo” afirmou. Atendendo pedidos dos comerciantes, a Prefeitura já definiu um horário exclusivo para atender essa região, sendo as terças, quintas e sábados, das 8 às 9 e 30 da manhã. A orientação é para que nos dias em que a coleta seletiva não passa, que o material reciclado seja armazenado no estabelecimento, afim também de colaborar com a limpeza e organização da cidade e evitar que o lixo reciclável seja coletado pela recolhido junto ao lixo normal ou ainda por recicladores de outras cidades.