Bairro Cruzeiro do Sul ganhará nova unidade de saúde

Aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (4) ato de repasse de imóvel localizado na Avenida Getúlio Vargas por parte da JCI de Joaçaba para a Prefeitura de Joaçaba. O ato irá garantir a implantação de mais uma nova unidade de saúde no município, desta vez no bairro Cruzeiro do Sul. “Continuamos nossa meta de melhorar a saúde de nossa cidade e o pedido dos moradores deste bairro já vem a tempo. Agora com essa importante parceira coma JCI iremos conseguir em breve oferecer mais essa melhoria a comunidade” destacou o Prefeito Rafael Laske durante o evento.

O prédio da JCI fica localizado na porção alta da Avenida Getúlio Vargas, bem nas proximidades do Acesso principal ao bairro Cruzeiro do Sul. Essa localização irá garantir ainda o atendimento a pelo menos mais três bairros entres eles o Flor da Serra. “Estávamos em dialogo com a JCI há um bom tempo para viabilizar essa parceria. Com o apoio da câmara de vereadores hoje conseguimos concretizar esse ato que é indispensável para a consolidação de mais um nova unidade” falou o vice prefeito Marcos Weiss, que atuou quando ainda era secretario de saúde para viabilizar o repasse do imóvel.

O secretário municipal de saúde, Ademir Righi, destacou que o planejamento da Prefeitura após o repasse final do imóvel é elaborar o projeto técnico, que preveja as modificações necessárias no prédio para transforma-lo em unidade de saúde. “Existem uma série de adequações e exigências que o Ministério da Saúde realiza e que teremos que implantar aqui. Iremos atuar com muita atenção para que em breve o processo licitatório possa ser lançado e a obra acontecer” revelou.

Segundo o Presidente da JCI de Joaçaba Marcelo Farherr Caleffi​, destacou a preocupação da entidade em auxiliar o desenvolvimento de Joaçaba com uma parceria como essa. “Quando podemos colaborar com melhorias diretas em nossa cidade, estamos cumprindo com a nossa missão enquanto entidade. Ainda mais quando falamos de saúde, isso ganha um peso maior. Esperamos que em breve esse prédio esteja a disposição da comunidade que tanto necessita de melhorias nesse setor” discursou o Presidente.

A parceria foi viabilizada com investimentos por parte do município na ordem aproximada de 300 mil reais, uma vez que no imóvel foi edificado um prédio e que servirá como base para a nova unidade.

Investimento em construção e melhorias de novas unidades chegará a número recorde

A parceria com o incorporação da novo imóvel marca um recorde de investimentos na área de saúde em Joaçaba. Ao todo a atual administração já entregou a comunidade 7 nova unidade de saúde, duas estão em construção e 4 em fase de execução de projetos técnicos para lançamento de licitações. “Além de melhorar o atendimento, com prédios adequados, estamos fugindo dos alugueis. Junto com o reforço na farmácia, a contratação de médicos e a implantação do horário estendido na unidade central de saúde nossa saúde municipal segue na busca da consolidação deste programa iniciado ainda em 2009” destacou o Prefeito. Confira abaixo a lista de unidades de saúde.

1 – Unidade de Saúde Vila Pedrini

2 – Unidade Central

Reformado para atender horário estendido

3 – Unidade de Saúde Santa Tereza

4 – Unidade de Saúde Frei Bruno –  Nova Unidade

5 – Unidade de Saúde Nossa Senhora de Lourdes

6 – Unidade de Saúde Clara Adélia

Reforma completa, com adequação já em imóvel próprio

7 – Unidade de Saúde Santa Helena

8 – Unidade de Saúde Vila Remor

Nova Unidade, em obras, em prédio próprio, saindo do aluguel

9 – Unidade de Saúde do São Brás

Nova Unidade, em obras, em prédio próprio, bairro e região não contava com Unidade de Saúde

10 – Novo prédio para Unidade Central de Saúde

Projeto de implantação em fase de lançamento de licitação;

Ocupará prédio próprio ao lado do Teatro Alfredo Sigwalt

11 – Unidade Saúde Menino Deus