Plano Municipal de Educação é tema de novo encontro

Na tarde da última quarta-feira (22) a Secretaria Municipal de Educação se reuniu com os delegados das instituições que ajudaram elaborar o Plano Municipal de Educação. O objetivo do encontro foi analisar as sugestões levantadas na audiência pública realizada no dia 15 de abril.

Iniciado em novembro de 2014, o Plano Municipal de Educação é uma política educacional a ser aplicada em todas as instituições do município. Seu objetivo é traçar as metas a curto, médio e longo prazo de acordo com a realidade local e vislumbra a educação em Joaçaba para daqui 10 anos.

“As metas e estratégias desse plano estão alinhadas com o plano estadual e nacional de educação. Havia outro plano, mas não condizia com nossas necessidades. Então nossa equipe mesmo está se empenhando nesse trabalho que não trará custos para o município, já que somos nós mesmos que estamos fazendo”, expôs o secretário de educação, José Junqueira.

O trabalho para elaborar o plano foi todo baseado em dados advindos do MEC, como por exemplo, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Através desses dados foram planejadas maneiras de melhorar o ensino e a qualificação dos professores. Além de representantes da rede municipal de ensino, participaram dos encontros para elaboração do plano entidades ligadas à saúde, ACIOC, Gerência Regional de Educação – Gered, Câmara de Vereadores e escolas particulares e estaduais, uma vez que a educação está ligada a toda a sociedade.

O Plano ainda deverá ser encaminhado para a aprovação do Conselho Municipal de Educação e depois para a Câmara de Vereadores. “Acreditamos que até o mês de maio o plano esteja aprovado”, finaliza José Junqueira.