Início das aulas dos Protetores Ambientais

Começou na última terça-feira (03) as aulas do curso do Programa Protetor Ambiental, promovido pela Polícia Militar Ambiental de Herval d’Oeste em parceria com a Prefeitura Municipal de Joaçaba e o Ministério Público. O projeto tem como objetivo aproximar comunidade e a Polícia e principalmente criar multiplicadores de educação ambiental, que posteriormente disseminem suas noções de preservação aos amigos e familiares.

O curso possui duas turmas com 17 vagas cada e, compreende alunos com idade entre 12 e 14 anos que estejam devidamente matriculados na rede de ensino municipal. Como esse ano o curso teve uma grande procura, foi efetuada uma prova de seleção, que ocorreu no dia 25 de fevereiro. Os alunos selecionados para cada turma não podem deixar de frequentar o ensino regular, por isso as aulas são em período oposto ao do colégio. É obrigatória, inclusive, a apresentação do boletim bimestralmente. Os alunos recebem, gratuitamente, fardamento completo (boné, camiseta, cinto, calça e coturno), transporte para as aulas e viagens, alimentação e outros materiais.

Os alunos do Programa Protetor Ambiental serão capacitados através de aulas teóricas e práticas, com duração de 180 horas, que serão ministradas uma vez por semana, no período vespertino, com o término previsto para dezembro do corrente ano. O corpo docente será composto pela policial bióloga Tenisa Kappes e, as estagiárias Ana Carolina da Silva e Natália Airana Cevey, além de policiais ambientais, professores e profissionais da área ambiental. Os temas abordados durante as aulas serão: Histórico da Polícia Militar e Ambiental, flora, fauna, poluição, água, solo, ar, poluição sonora, lixo, reciclagem, destino final e armazenamento de resíduos, agricultura, uso do solo, agrotóxico, pesca, recursos hídricos, legislação ambiental, educação ambiental e outros.

O programa desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental do Estado de Santa Catarina tem como objetivo formar cidadãos através de atividades que conscientizem adolescentes sobre a importância da preservação do meio ambiente.