Evento marca inicio do letivo em Joaçaba

Joaçaba 03/01/15: Aconteceu na manhã da última segunda-feira (2), a abertura do ano letivo da rede pública de educação. O evento, marca o inicio efetivo das atividades em todo o sistema municipal de educação. “Trata-se de um dia onde reunimos todos os profissionais da educação para iniciarmos com pé direito nossas atividades. Um momento importante e que marca o bom momento que estamos vivendo nesse setor” destacou o Prefeito Rafael Laske. Estavam ainda presentes no evento, o vice prefeito Marcos Weiss, o secretário de educação José Junqueira de Carvalho e os vereadores Luiz Vastres e Vilmar Zilio.

O evento foi marcado pela valorização aos professores. Na abertura, um emocionante vídeo com depoimento de alunos e pais, que contavam sua relação com os educadores, buscou demonstrar uma visão diferenciada de dentro pra fora de como anda a educação em nossa cidade. “Foram alguns depoimentos, que buscavam representar toda a gama de alunos que atendemos diariamente. O resultado não poderia ser diferente, onde ficou claro como os nossos profissionais estão sendo reconhecidos pelo bom trabalho que desenvolve” destacou o Secretário de Educação José Junqueira de Carvalho.

Já para o vice Prefeito Marcos Weiss, 2015 é o ano da consolidação das ações de mudanças pontuais no setor, que visam principalmente uma gestão mais eficaz e correta. “Foram diversas medidas, algumas até impopulares, mas que garante que educação municipal evoluísse em qualidade e desempenho e os resultados são aparentes e concretos” afirmou. Já o presidente da câmara de vereadores, Luiz Vastres, destacou que o poder legislativo teve papel fundamental nos últimos benefícios repassados aos professores. “Quando o projeto de regência chegou a câmara, tivemos certeza de sua aprovação, porque sabíamos que era uma luta da classe a muito tempo e que agora foi atendida”  lembrou Vastres.

A programação contou ainda palestras de formação na área pedagógica e participação do Promotor de Justiça Jorge Eduardo Hoffman.

Valorização salarial com a regência de classe foi marco

Um dos pontos comemorados no inicio do ano letivo, foi o inicio do pagamento do beneficio por regência de classe. No ano passado o valor correspondia a 10% do salario do educador. Para 2015, esse valor ficou fixado em 750 reais, para aqueles profissionais efetivos, pós graduados,  que cumprem 40 horas e não estão em estagio probatório. O beneficio começou a ser pago de forma integral em fevereiro deste ano.  “Uma medida simples há muito tempo reivindicada e que agora sai do papel graças um período em que ajustamos as nossas despesas para que pudesse sobrar recursos e repassar esse valor tão esperado” finalizou o Prefeito.

Confira o vídeo especial