Carnaval de 2015 recebe recursos do Governo do Estado

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Filipe Mello, liberaram nesta quarta-feira, 14 de janeiro, R$ 7,3 milhões para o Carnaval 2015 em Santa Catarina. Os recursos serão repassados para as ligas das escolas de samba e para as prefeituras. O ato foi realizado no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com a presença do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, Joel da Costa Júnior e o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske.

“O carnaval é uma força e uma expressão cultural. Importante para que mantenha os valores vivos através da arte e que representa a nossa história, por isso, precisa ser apoiada. Outro ponto é o turismo que vai beneficiar a economia local”, disse Colombo.

O montante será repassado para as Ligas das Escolas de Samba de Florianópolis, Lages Joaçaba, Herval d´Oeste, São Francisco do Sul e Joinville. Também vai para a Fundação Lagunense de Cultura e as prefeituras de Joaçaba, Itá, Bombinhas, Biguaçú, Balneário Arroio do Silva, Santo Amaro da Imperatriz e Porto Belo.

O secretário Filipe Mello destacou a importância de repassar os recursos com um mês de antecedência. “O repasse desses recursos é muito importante, ainda mais nesse período antes dos eventos de carnaval. Com certeza vai proporcionar que as festas em Santa Catarina sejam potencializadas e que a expressão cultural e o produto turístico que o carnaval se transformou e vem se transformando a cada ano no Estado aconteça de forma mais forte e organizada”.

Para que a antecipação dos recursos fosse possível, em agosto de 2014 foi realizada uma reunião de trabalho coordenada pelo secretário Filipe Mello com ligas, prefeituras e escolas para esclarecer dúvidas e orientar os proponentes em relação às regras e documentação necessária para a liberação de recursos.

As inscrições para o programa Carnaval 2015 foram feitas entre agosto e setembro do ano passado. Após este período, os técnicos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte fizeram a análise das propostas e dos documentos apresentados.

Representando os Prefeitos presente, Rafael Laske reforçou o papel indispensável do secretário Felipe Mello, que possibilitou o repasse antecipado a 30 dias do evento. “Sem dúvida nenhuma, que para nós e principalmente para as Escolas de Samba, trata-se de uma tranquilidade na realização do trabalho. O Carnaval é sim nosso maior evento, assim como Lages tem a Festa do Pinhão e Blumenau a Okctober Fest nos temos o carnaval, que traz comprovadamente recursos para a nossa cidade e economia.” Destacou em seu discurso o Prefeito.

A comitiva do Carnaval de Joaçaba foi destaque. As baterias unidas das Escolas de Samba Aliança e Unidos do Herval e a beleza das passistas, deu um sinal de como o evento de Joaçaba está belo e organizado. Ainda na oportunidade o Governador Raimundo Colombo recebeu o convite oficial do evento e avaliou o material promocional do Carnaval do Meio Oeste. “Joaçaba serve de exemplo para todo o Estado no quesito organização e beleza e aqui está prova” destacou o Governador.