Primeira etapa do Acesso Adolfo Zigelli é liberada

Uma coletiva de imprensa e uma visita técnica no local da obra, realizada na manhã desta segunda-feira (17), marcaram a liberação da primeira etapa das obras do acesso Adolfo Zigelli, trecho que compreende do entroncamento com a Antônio Nunes Varela até o trevo que dá acesso aos bairros Monte Belo e Boa Vista. A obra contempla terceira pista – duas na subida e uma na descida, ciclovia, calçadas, paisagismo e toda a segurança necessária para o usuário por meio de tachões instalados na pista, muretas de proteção e lombadas eletrônicas.

Na ocasião, a imprensa juntamente com o prefeito Rafael Laske, vice Marcos Weiss, vereadores, secretários e representantes da empresa responsável pela obra – Viga Pavimentações esteve reunida em dois momentos, a fim de conhecer mais detalhes sobre a obra que é considerada a maior das últimas duas décadas no município.

Em um primeiro momento, reunidos no gabinete do prefeito Rafael Laske, o secretário de administração Celso Felipe Bordin, repassou aos presentes informações sobre os trabalhos realizados no local até o momento, e como funcionará a partir de agora o cronograma nas demais etapas. Uma das informações mais importantes repassadas diz respeito ao tempo de entrega da obra, que está em ritmo intenso e deve encerrar antes do prazo previsto que era o mês de outubro, passando agora para maio de 2015.

Além disso, outros detalhes que envolvem o saneamento básico e iluminação foram detalhados na oportunidade. Conforme comentou o secretário, todos os serviços de esgotamento sanitário foram efetuados em parceria com o Simae (Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto), para que os moradores já contemplem desde já deste benefício. A iluminação definitiva do local ainda não foi instalada. “Estamos em processo licitatório, e até o final de fevereiro devemos ter a nova iluminação instalada na primeira etapa. Trata-se de uma iluminação ornamental, jamais vista em Joaçaba. Só nesta primeira etapa, serão 26 postes com lâmpadas de led”, falou o secretário, comentando ainda que a iluminação existente agora, não irá prejudicar o tráfego no local.

Após estas explanações, todos os presentes foram convidados a se dirigir até a primeira etapa da obra para conhecer junto com o prefeito e vice como ficou. “O governador Raimundo Colombo me deu liberdade total para escolher que obra eu gostaria para Joaçaba. Sempre insisti na Adolfo Zigelli, pois sabia que se tratava de uma obra de relevância para o desenvolvimento do nosso município. Tivemos um tempo curto para elaborar o projeto, e felizmente conseguimos e entregamos. Além disso, fomos um dos primeiros municípios a assinar o Fundam. Enfim, se não tivesse o esforço de cada um não iríamos sair do chão. Estou muito orgulhoso em ver esta obra não somente como prefeito, mas sim como cidadão joaçabense”, comentou o prefeito.

O vice-prefeito Marcos Weiss também fez um discurso emocionado. “É uma união de esforços que estamos tendo para focar no sonho e correr atrás. Esse é o principal legado que vamos deixar para Joaçaba”, falou Marcos Weiss.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Moreira Lopes falou sobre a surpresa em ver a obra pronta. “Eu tinha noção que ficaria boa, mas superou minhas expectativas. Uma obra de primeiro mundo onde não somente o veículo será beneficiado, mas também o pedestre e o ciclista” destacou.

Nas demais etapas do acesso, os trabalhos continuam. A empresa que executa os serviços iniciou no final de semana a primeira camada asfáltica na segunda etapa – entre os trevos dos bairros Boa Vista e Anzolin. O trânsito neste trecho não deverá ser interrompido totalmente, sendo que os transtornos não serão intensos como anteriormente.