Civismo é preservado em Joaçaba

Joaçaba: 16.06.2014 Muito se vê e se fala sobre o patriotismo temporário em Copa do Mundo, período em que a população se mostra apaixonada pelo país. Apesar disso, nas Escolas e Centros de Educação Infantil do município, o civismo é preservado durante todo o ano, conforme prevê a lei nacional 12.031 de 21 de setembro de 2009.

Segundo a lei se torna obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental. Além disso, para complementar a exigência, em agosto de 2013 por indicação do Legislativo, o prefeito Rafael Laske sancionou a lei nº 4367 ficando estabelecida a execução do Hino no âmbito das unidades escolares do Poder Público Municipal, a ser executado de forma alternada, uma vez por semana, antes do início das atividades escolares.

Na visão do secretário de educação José Junqueira de Carvalho, a ação é muito positiva visto que é um resgate do amor a pátria. "Todas as Escolas e Centros de Educação Infantil fazem essa homenagem a pátria uma vez por semana. Esse é o início de uma transformação de algo que até então estava esquecido", falou Junqueira comentando ainda que "a falta de respeito com a pátria é visível em nosso país e para isso mudar é só através de ensinamentos com a nova geração", finalizou.