Aurora investe 86 milhões na reabertura do frigorífico de Joaçaba

Joaçaba: 15.04.2014 O Estado de Santa Catarina, em especial o município de Joaçaba, já podem comemorar. Foi inaugurado nesta terça-feira (15) o frigorífico da Aurora, no mesmo dia em que a empresa comemora seus 45 anos de fundação. A unidade instalada no município é uma das mais modernas e avançadas indústrias de abate e processamento de suínos da América do Sul.

O evento contou com a presença de diversas autoridades entre elas o Ministro da Agricultura Neri Geller e o Governador do Estado de Santa Catarina Raimundo Colombo. "Sinto muito orgulho em ter acompanhado a história da Aurora aqui em Joaçaba. Quero agradecer a empresa por ter acreditado no município e ter investido R$ 86 milhões aqui", falou o prefeito Rafael Laske.

Os benefícios sociais para a região são imensos. A reabertura do frigorífico de Joaçaba gera 1.060 empregos diretos e 3.000 empregos indiretos. Para esta primeira etapa foram contratados 560 trabalhadores. Para a segunda fase, em setembro de 2014, serão necessárias mais 500 pessoas, totalizando 1.060 empregos diretos. "Das 22 mil vagas de trabalho oferecidas pela Aurora, 16 mil são aqui em Santa Catarina", comentou o Governador Raimundo Colombo.

A Cooperativa Central Aurora Alimentos de Joaçaba será voltada boa parte para a exportação, 44%. Os outros 56% serão comercializados no mercado doméstico. "Parabéns pela empresa que hoje dá mais uma demonstração de qualidade, desempenho e produção de riqueza", falou o Governador em seu discurso.

A unidade industrial de Joaçaba havia sido inaugurada em abril de 2002 e teve suas atividades paralisadas, devido à crise financeira internacional, no mês de abril de 2009. Reabriu em janeiro deste ano depois de 12 meses de obras de ampliação e modernização que absorvem investimentos na ordem de R$ 86 milhões. O abate atual é de 1.500 suínos por dia, número que subirá para 3.000 a partir do mês de setembro.