Iniciam obras do Acesso Adolfo Zigelli
Joaçaba: 07.04.2014 Os usuários do Acesso Adolfo Zigelli já presenciam o início da mais aguardada obra de mobilidade da história do município. Com investimentos que superam a marca dos R$ 9 milhões – com apoio direto do Governo do Estado, os serviços preliminares já iniciaram e a expectativa é que o fechamento de tráfego do trecho que compreende a primeira etapa aconteça nas próximas semanas.
A primeira orientação é para que todos os motoristas busquem e tracem rotas alternativas afim de já ter definido seus novos itinerários e evitar transtornos maiores nos primeiros dias de restrição de tráfego. Como principal desvio ficou definido a Rua Amábile Falavinha, que corta todo o bairro Anzolin e chega até a Rua Antonio Nunes Varela no bairro Vila Pedrini. Essa Rua está em fase final de pavimentação e sua conclusão é que definirá exatamente a data de fechamento de tráfego do primeiro trecho.
Entenda a obra
Segundo o departamento de engenharia da empresa Viga Pavimentações e Obras Ltda, que é a responsável pela execução dos trabalhos, a obra de revitalização do Acesso Adolfo Zigelli será dividida em quatro etapas. A primeira compreende o trecho do entroncamento da Rua Antônio Nunes Varella até o trevo de acesso aos bairros Bela Vista e Monte Belo. A segunda etapa será do acesso ao Bairro Anzolin até a BR-282. A terceira fase compreende o rotatório de acesso aos bairros Bela Vista e Monte Belo até o acesso ao bairro Anzolin. A quarta e última etapa refere-se à Rua que dá entrada a Distribuidora Balestrin (Disbal) até o trevo de acesso à BR-282. A previsão de entrega da obra é de 18 meses sendo que o prazo de execução de cada etapa varia conforme a complexidade dos serviços.
A primeira e segunda etapas iniciaram, simultaneamente, nesta segunda-feira (07), com a execução dos serviços preliminares (limpeza e preparação inicial do terreno). Na segunda etapa, o tráfego acontece em meia pista, tendo a possibilidade de que em horários de pico filas se formem.
Após os serviços preliminares iniciarão os serviços de terraplanagem, drenagem, retirada de pavimento antigo, preparação de base, nova pavimentação, serviços complementares (passeios, ciclovias e sarjetas), e por fim sinalização. Em cada uma das etapas essa ordem será obedecida.
Fechamento total de tráfego se dará apenas na primeira etapa
A grande preocupação dos usuários é sobre a utilização de vias alternativas em função do bloqueio total de tráfego de veículos. Porém, a empresa informou que esse fato se dará apenas na primeira etapa. Nas demais fases da obra o tráfego será sempre controlado em meia pista. No entanto, a orientação é que em horários de pico, os usuários busquem Ruas alternativas de desvios a fim de evitar grandes congestionamentos.
Órgãos essenciais serão comunicados primeiramente sobre a data de fechamento do Acesso
Outra preocupação da administração de Joaçaba é com os serviços e órgãos essenciais, como por exemplo, os relacionados à saúde e segurança pública. Neste sentindo, a administração inicia na terça-feira (08) o envio de correspondências para que Policias, SAMU, Bombeiros e outros, tenham em primeira mão a data oficial do fechamento do trecho que compreende a primeira etapa da obra.