Inicia-se tratativas para implantação de UTI Neonatal em Joaçaba

Florianópolis 12/03/14: O vice-prefeito de Joaçaba e Secretário Municipal de Saúde, Marcos Weiss esteve em reunião na Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira (12). Na pauta o início das tratativas visando a implantação de leitos de UTI Neonatal no município. "Existe um clamor muito grande a respeito dessa estrutura, que já poderia estar funcionando em nosso município. Porém recentes casos envolvendo crianças recém nascidas, fez com que a gente desse prioridade a essa demanda" explicou  Marcos.

Em audiência com o Secretário de Estado Adjunto de Saúde, Acélio Casagrande, ficou agendada para ainda esse mês uma visita técnica ao município, afim de avaliar o quadro de possibilidade para implantação da estrutura. O Governo do Estado conta com o sistema da rede cegonha, que disponibiliza de um programa que tem como prioridade a implantação de leitos de UTI Neonatal. "Já temos informações da grande demanda e hoje realmente o Estado conta com déficit de leitos nesse sentindo. Por isso iremos dar prioridade a esse pedido e nos próximos dias iremos a Joaçaba para avaliar o quadro e ver quais possibilidade de parceria poderão se definir para efetivar a implantação da uma UTI Neonatal" detalhou Casagrande.

Segundo Marcos Weiss, existe um grande número de casos de atendimento de Neonatal em Joaçaba que tiveram que ser removidos para outras cidades, e que os números são ainda maiores se somar municípios da micro região. "Temos definido três estratégias para efetivar esse pleito. O mais importante foi confirmado hoje que é a intenção do Governo na implantação da estrutura. Agora iniciamos uma segunda etapa que é na consolidação da proposta técnica e que pela resposta imediata da Secretaria de Estado, deverá acontecer em muito breve" finalizou.