Prefeitura de Joaçaba recebe certificado do Prêmio Eficiente da Merenda Escolar

Joaçaba: 12.02.2014 Pela primeira vez a Prefeitura Municipal de Joaçaba recebeu da sociedade civil de interesse público Ação Fome Zero (AFZ) um certificado de participação do Prêmio Gestor Eficiente de Merenda. Esta é a 10ª edição da premiação que tem o objetivo de proporcionar visibilidade às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e, sobretudo, eficiente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado pelo governo federal há quase sessenta anos.

O Prêmio dividido por regiões do Brasil analisa uma série de fatores que envolvem a alimentação das escolas e creches dos municípios tais como: qualidade dos cardápios executados, eficiência e educação alimentar e nutricional, valorização profissional das merendeiras, valorização da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, aquisição de gêneros alimentícios orgânicos e da sociobiodiversidade, atuação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), desenvolvimento de projetos e ações, entre outros.

Os municípios interessados em participar do Prêmio devem inscrever um projeto para concorrer. No último ano, a nutricionista do município Lidiane Favretto Tobaldini inscreveu o projeto do CEI Menino Deus. "É muito gratificante poder participar desta premiação. Foi a primeira vez que participamos e recebemos o certificado. Nosso objetivo é continuar oferecendo uma merenda qualificada e variada aos alunos e também condições de trabalho para os funcionários", falou Lidiane.

A partir de agora, o objetivo da Secretária Municipal de Educação, através da nutricionista Lidiane Tobaldini, é inscrever projetos todos os anos. Nesta edição foram 889 escolas do Brasil que se inscreveram no Prêmio, 246 no Sul do país.