Inaugurada a Delegacia da Mulher

A região de Joaçaba agora conta com estrutura adequada para o atendimento a mulheres, crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência. Na tarde desta quarta-feira, 18, foi inaugurada a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), que funcionará junto a Delegacia Regional de Polícia Civil, em Joaçaba. O Governo do Estado investiu R$ 100 mil na reforma do prédio e aquisição de mobiliário e equipamentos.

O delegado regional de Polícia Civil, Ademir Tadeu de Oliveira, lembrou que a delegacia especializada era uma reivindicação antiga da região de Joaçaba, que se justifica pela demanda de atendimentos. Segundo ele, atualmente mais de 30% do total das ocorrências registradas na delegacia, que abrange 15 municípios, estão relacionadas à violência doméstica ou a crimes que envolvem crianças e adolescentes.

O espaço que abriga a delegacia tem 300 metros quadrados, com salas para registro de ocorrências e atendimento, brinquedoteca, entre outras. A equipe será composta por delegado, escrivão, psicólogo, estagiário e quatro agentes. O delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D’Ávila, que participou do evento, destacou que é a 30ª DPCAMI inaugurada no Estado. “O objetivo é viabilizar uma delegacia especializada em cada região policial civil do Estado. Já são 30, falta apenas Xanxerê”, acrescentou.

D’Ávila aproveitou a oportunidade para informar que a região de Joaçaba também será contemplada com 12 novas viaturas da Polícia Civil. O prazo de entrega é 15 de janeiro. O investimento se soma a outros viabilizados pelo Governo do Estado na região, como exemplo as câmeras de videomonitoramento urbano, que já estão instaladas em vários municípios.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, e o prefeito Rafael Laske destacaram a importância dos recursos destinados à área da segurança pública, em especial para a viabilização da DPCAMI. “Os números justificam a necessidade de uma delegacia especializada na região”, destacou Grando.

Também participaram da solenidade: o comandante da 10ª Região de Polícia Militar, coronel Turíbio Skonieczny; o juiz de Direito da Comarca de Joaçaba, Edemar Gruber; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Irene Moreira; além de vereadores, secretários municipais, gerentes da SDR, representantes de entidades, delegados regionais e da comarca e a comunidade em geral.