GOVERNO DO ESTADO CERTIFICA 2 EMPREENDIMENTOS JOAÇABENSES PARA O PROGRAMA ECONOMIA

O Prefeito de Joaçaba, esteve junto com o Governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, e do secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Candido da Silva, na última quarta-feira, 11, para entrega de certificados para 43 empreendimentos produtivos coletivos selecionados pelo programa Economia Verde e Solidária. Deste total, dois empreendimentos são de Joaçaba. O Tranças da Terra e Associação Veredas Santa Helena receberão 300 mil reais cada. Prefeitura é parceira e doa terrenos para edificação de sede própria. "Trata-se de um marco para o artesanato em nossa cidade. São dois projetos inovadores e que mereciam esse investimento" destacou o Prefeito Rafael Laske.

Serão repassados R$ 20 milhões, dos quais R$ 10 milhões são do governo do Estado e os outrosR$ 10 milhões são de financiamento com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  “Queremos dar condições para todas essas cooperativas e associações que realizam esse trabalho solidário com materiais recicláveis. Isso traz um desenvolvimento pessoal e melhora naqualidade de vida das pessoas. O que estamos fazendo aqui é reconhecer esse trabalho e essas lideranças, além de dar melhores condições através do aporte de recursos do BNDES e do Governo do Estado. É umgrande ganho e um trabalho social muito bonito e forte”, enfatizou o governador. Foram analisadas 148 propostas que passaram por várias etapas, como habilitações jurídicas e técnicas, além de visitas. Deste total foram selecionados 43 projetos que dividirão R$ 10 milhões, do BancoNacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para execução dos projetos. Serão 34 associações e nove cooperativas e cada uma receberá até R$ 300 mil para a aquisição de equipamentos, máquinas, móveis, infraestrutura e capital de giro, limitado a 10% do valor concedido. Outros R$ 10 milhões do Governo do Estado, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) serão usados para que os participantes tenham acesso a diagnósticos setoriais, capacitação e consultorias em gestão empresarial, em melhorias de processos, produtos e logística e em gestão ambiental, além da participação em feiras e rodadas de negócio. Bornhausen destacou que o programa é pioneiro no Brasil e que, além de gerar emprego e renda, ajuda no meio ambiente. “É inclusão social e melhora nas condições ambientais. Eles têm a capacidade de poderproduzir e se transformarem em instituições que empregam muitas pessoas, ao mesmo tempo geram receita e ainda ajudam a limpar e melhorar o meio ambiente”, explicou. O programa Economia Verde e Solidária é realizado em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com objetivo de ajudar empreendimentos produtivoscoletivos catarinenses, como associações e cooperativas, de baixa renda e sem fins lucrativos. “A ideia é fortalecer esses empreendimentos de economia solidária e que usam resíduos de outras cadeias produtivas para criarmos, em Santa Catarina, uma economia forte e sustentável. São várias associações que estão usando esses insumos, que eram considerados lixo ou resíduos, e transformando em matéria-prima para uma nova atividade econômica”, explicou a secretária adjunta da SDS, Lucia Dellagnelo. Participam ainda do comitê gestor do programa, que é presidido pela SDS, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).