Aline Rocha recebe homenagem da Prefeitura de Joaçaba

Na tarde desta segunda-feira (6) a paratleta Aline Rocha foi homenageada pela Prefeitura Municipal de Joaçaba e Câmara de Vereadores. O ato serve como reconhecimento pelos bons resultados que Aline vem obtendo, levando assim o nome de Joaçaba aos quatro cantos de Brasil e do Mundo.  “É um simples mas importante reconhecimento perto do feito que a Aline tem conseguindo nos últimos anos. Sem duvida ela é um exemplo para toda a nossa cidade e tenho certeza que conseguirá resultados melhores ainda” falou o Prefeito Laske.

Para o Presidente da Câmara, Francisco Moreira Lopez, a paratleta serve de motivação as dezenas de pessoas que muitas vezes por problemas menores não se dedica a uma atividade física. “Muito mais quer medalhas, Aline dá provas de como podemos superar as nossas dificuldade e ter uma vida melhor e saudável” destacou. Já para o empresário Claucio Gale, que representava toda a comunidade que acredita e apóia a paratleta, Aline torna-se um exemplo de luta e garra para toda uma cidade. “As vezes quando tenho dias difíceis olho uma foto dela que tenho em minha empresa e vejo como é importante acreditar e lutar por um sonho. Se existem desafios eles estão ali para serem superados e ela é a prova real disso.” Discursou.

Confira abaixo o currículo completo da homenageada;

No mês de junho de 2006 Aline dos Santos Rocha sofre um grave acidente e uma lesão medular (Nível L1 e L2)  deixa ela paraplégica.

 

Em Maio de 2010 é convidada a participar do PARAJASC, na cidade de Itajaí. E mesmo sendo moradora de Campos Novos, a Aline representa Joaçaba. Utilizando uma cadeira de Basquetebol, correndo em uma pista de piso sintético, acabou terminando as três provas 100m, 200m e 400m na terceira posição, perdendo apenas para duas atletas que já competiam com equipamento especial para Corridas em Cadeira de Rodas.

 

No início de 2011, já em um relacionamento sério com o técnico Fernando Orso, Aline passa a morar em Joaçaba.

No mês de Maio de 2011, apenas 01 mês antes do PARAJASC (São Miguel do Oeste), Aline recebe sua primeira cadeira de corridas. Na competição ela conquista Ouro na prova dos 100m, Ouro na prova dos 200m e Prata na prova dos 400m.

Nessa ano, Aline e Fernando também formaram uma dupla para participar do Duathlon Caminhos de Ferro e Aline se tornou a primeira atleta do Meio Oeste Catarinense a participar de corridas de Rua, fazendo o percurso de 8.400m em pouco mais de 52min.

 

No mês de Março de 2012, Aline esteve participando pela primeira vez da Etapa Regional Rio-Sul do Circuíto Loterias Caixa de Atletismo, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Após alguns ajustes e reformas no equipamento, Aline surpreendeu a todos, sendo a única atleta corredora em Cadeira de Rodas do Sul do Brasil a conseguir índice para disputar as etapas Nacionais do Circuíto.

 

No mês de Junho (2012) estreou no Circuíto Loterias Caixa conseguindo Medalha de Ouro na prova dos 200m e quarto lugar na prova dos 100m. No mês seguinte, Aline consegue medalha de Bronze nos 100m e medalha de Prata na prova dos 200m.

No mês de setembro Aline consegue se primeiro patrocínio, Laboratório Pasteur que proporciona a ela suporte financeiro para condições mais favoráveis de treinamento.

 

Em outubro de 2012 Aline e Fernando participam pela segunda vez do Duathlon Caminhos de Ferro, fazendo o percurso de 8.400m em apenas 39min, superando todas as espectativas, após iniciar a utilização de uma luva especial para corridas em cadeira de roda.

 

Em novembro de 2012 Aline teve que encarar 03 competições em apenas 10 dias, sendo uma delas a Etapa Estadual dos Jogos do Interior de São Paulo, ficando com a medalha de Ouro nos 100m e Ouro nos 400m (só haviam essas duas provas na competição), três dias depois esteve representando Joaçaba no PARAJASC 2012 realizado na cidade de Brusque, conquistando 03 medalhas de ouro (100m, 200m e 400m). Apenas 06 dias depois Aline esteve na cidade de Fortaleza para participar da última etapa do Circuíto Loterias Caixa conquistando apenas uma medalha de Prata na prova dos 200m.

 

Fernando decide inscrever Aline para participar da 88ª Corrida Internacional de São Silvestre (15km) e no dia 31 de dezembro de 2012 Aline alcança uma de suas principais conquistas de sua carreira. Competindo contra outras 02 atletas, Aline vence a Corrida Internacional de São Silvestre na categoria Cadeirante Feminino com o tempo de 1:21:06s.

 

Aline encerrou o ano de 2012 em 3º lugar no Ranking Nacional na prova dos 100m e 2º Lugar no Ranking Nacional dos 200m.

Em Janeiro de 2013 Aline esteve em Brasilia para realizar exames de rotina no Hospital Sarah Kubitschek e resolve participar da 43ª Corrida de Reis em Brasilia (10km) e conquista o primeiro lugar com o tempo de 42min.

 

Em março de 2013 aline participa da Etapa Regional do Circuíto Loterias Caixa de Atletismo e conquista 03 medalhas de ouro e o obtem índice mínimo para disputar 03 provas nas etapas nacionais (100m, 200m, e 400m).

 

No mês de Abril de 2013 Aline teve sua participação mais importante até então. Participou do Brazilian Athletic & Swimming Open Championship Caixa Loterias na cidade de São Paulo, sua primeira competição internacional. Além de conquistar a medalha de Bronze na prova dos 400m, Aline se torna a primeira corredoras em Cadeira de Rodas do Brasil a tem suas marcar homologadas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

 

Em Junho de 2013 Aline participa da 1ª Etapa Nacional do Circuíto Loterias Caixa de atletimos e conquista a medalha de Prata nos 100m, Prata nos 200m e Bronze nos 400m.

 

Em julho de 2013, uma torção intestinal faz com que Aline tenha que ser submetida a uma cirurgia de emergência, ficando 30 dias sem poder praticar atividade física.

 

No Mês de Setembro, mesmo sem se preparar, Aline acaba participando da 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa e conquista a medalha de Bronze na prova dos 200m.

 

No PARAJASC de 2013, Aline acabou não tendo concorrentes e conquistou 03 medalhas de Ouro, contribuindo para a conquista do troféu no Atletismo DF-Feminino para Joaçaba.

 

Em Novembro de 2013 esteve em Fortaleza para a terceira e última Etapa do Circuito Loterias Caixa 2013, ficando com a medalha de Bronze nos 100m, Prata nos 200m e Bronze nos 400m.

 

Em dezembro de 2013 Aline participa de sua primeira Meia-Maratona, dessa vez em West Palm Beach no estado da Flórida-EUA e com o tempo de 1:40:26s conquista o primeiro lugar na categoria Cadeirante Feminino.

No dia 02 de dezembro, Aline Rocha embarcou para Orlando, no estado da Flórida-EUA para uma de suas viagens mais importantes até o momento. Uma visita a fábrica de cadeiras de rodas Invacare, fabricante da TOP END, uma das cadeiras de corrida mais usadas no mundo, seria o início de uma transformação importante na carreira da atleta. Na fábrica, Aline foi recebida por um dos donos da mesma. Sentada no equipamento que lhe garantiu inúmeras conquistas em 2012 e 2013, a atleta foi avaliada e notou-se que o equipamento até então utilizado, estava distante do ideal. Com medidas mais adequadas, iniciou-se a fabricação de um equipamento melhor e mais adequado. No dia 06/12, Aline e Fernando retornaram para a Fábrica para experimentar o novo equipamento e fazer os ajustes necessários. No dia 08/12 Aline participou de sua primeira Meia-Maratona, na cidade de West Palm Beach, no estado da Flórida-EUA. O desafio de completar a prova foi alcançado, e por ser a única atleta na categoria Cadeirante, levou o título com o tempo de 1h40min26s. Já no dia 10/12, um de seus sonhos mais importantes, tornava-se realidade, Aline agora teria uma cadeira TOP END.

 

Retornando para o Brasil, o primeiro treino no novo equipamento foi aguardado com muita ansiedade. A preparação para disputar pela segunda vez a Corrida Internacional de São Silvestre se intensificava, e já no primeiro treino para longa distância no novo equipamento uma surpresa, Aline estava muito mais rápida do que de era. Além do equipamento ter 2,5kg a menos do que o anterior, as medidas possibilitaram uma evolução impressionante.

 

 

No dia 31 de dezembro de 2013, agora utilizando uma Cadeira de Corrida com Medidas mais adequadas para a Atleta. Mesmo competindo sozinha, Aline conquista pela segunda vez a São Silvestre, mas dessa vez surpreende com o tempo de 1:01,06s ou seja, 20min mais rápida do que no ano anterior.

 

Em 2013, Aline dos Santos Rocha termina o Ano em 2º Lugar no Ranking Nacional dos 100m (Classe T54), 2º Lugar no Ranking Nacional dos 200m (Classe T54) e 3º Lugar no Ranking Nacional dos 400m (Classe T54) e no Ranking Internacional (IPC) termina o ano em 30º Lugar na prova dos 100m, 34º Lugar na prova dos 200m e 38º lugar na prova dos 400m.

 

Depois de encerrar as competições do Circuito Loterias Caixa em 2º Lugar no Ranking Nacional nas provas dos 100m e 200m, e 3º Lugar no Ranking Nacional na prova dos 400m, Aline Rocha resolve dar um passo ainda mais ousado, participar de sua primeira Meia-Maratona, mas dessa vez em território Norte Americano.

 

O resultado, que vai muito além do bi-campeonato, projeta Aline Rocha no cenário nacional, iniciando 2014 com expectativas ainda maiores, com possibilidades reais de melhorar todas as suas marcas, posições no Ranking Nacional e principalmente no Ranking Internacional, aumentando as possibilidade de representar o Brasil nas Paralimpíadas do Rio 2016.