CRAS e Rede de Proteção Social de Joaçaba comemoram aniversário

Joaçaba: 29.10.2013 A Prefeitura Municipal de Joaçaba através da Secretaria de Assistência Social realiza na próxima quinta-feira (31), na Praça Adolfo Konder a partir das 14h, um evento em comemoração ao aniversário de cinco anos de existência do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e quatro anos da Rede de Proteção Social de Joaçaba.

Na oportunidade serão oferecidas ao público diversas atividades, que se estendem durante todo o dia. Além disso, acontece também um show musical com o cantor Nando Spessato, e ainda uma apresentação muito especial do Projeto Futuro do Samba, desenvolvido pela Escola de Samba Aliança e que faz parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do CRAS. Todos estão convidados a participar do evento.

Conheça o CRAS

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é uma rede de Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios.

As famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social, residentes nos territórios, em especial beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Conheça a Rede de Proteção Social

A Rede de Proteção Social de Joaçaba é um órgão de concentração e congregação de esforços, funcionando como um espaço de diálogo, análise e enfrentamento dos problemas, visando à erradicação ou atenuação das situações de vulnerabilidade social pela promoção de ações imediatas e mediatas. É constituída por entidades públicas e privadas com ou sem fins lucrativos, com atuação direta ou indireta na área social.

O pressuposto do trabalho em rede é a participação, a cooperação, a circulação de informações e a articulação, sejam elas sistemáticas estratégicas ou pontuais.

Entende-se vulnerabilidade social como sendo uma baixa capacidade material, simbólica e comportamental, de famílias e pessoas, para enfrentar e superar os desafios com os quais se defrontam o que dificulta o acesso à estrutura de oportunidades sociais, econômicas e culturais que provêm do Estado, do mercado e da Sociedade.