Agricultores da Agricultura Familiar de Joaçaba podem participar do Programa de Aquisição de Alimentos

Joaçaba: 19.09.2013 A Prefeitura de Joaçaba através da secretaria de assistência social está convocando os agricultores interessados, e que fazem parte da Agricultura Familiar para participar do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Os que desejam participar do programa devem efetuar o seu cadastro até o dia 11 de outubro no CRAS, localizado na Casa da Cidania, nas quintas e sextas-feiras das 8h às 11 e das 13h às 16:30. Os agricultores devem ter em mãos CPF e RG do casal, comprovante de residência e o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), documento utilizado como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas.

Os alimentos adquiridos por meio dos agricultores serão utilizados pelos programas sociais desenvolvidos pela secretaria e por entidades atendidas por meio destes programas.

Entenda o PAA e participe

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimento às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

O programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial. (Fonte: MDS.gov.br).