Unoesc repassa terreno ao município de Joaçaba para construção do Polo de Inovação Tecnológico

Joaçaba: 09.07.2013 Aconteceu na tarde desta terça-feira, (09), no gabinete do prefeito Rafael Laske, o repasse do terreno cedido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) à Prefeitura Municipal para a construção do Polo de Inovação Tecnológico, que visa a geração e disseminação de novas tecnologias.  A iniciativa resulta de uma parceria entre a Prefeitura de Joaçaba e o programa Inova@SC, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Joaçaba foi uma das 10 cidades contempladas pelo governo do estado com o centro de pesquisa do projeto Rede Catarinense de Inovação.  No município, uma das principais parceiras é a Unoesc, que se inseriu no processo de uma forma muito positiva, conforme explicou o secretário municipal de administração Celso Felipe Bordin. A doação do terreno, localizado no campus I da universidade com 10.585m², possibilitará que o Polo seja instalado ao lado da instituição, facilitando desta forma a criação das novas tecnologias, já que as empresas vão nascer em um ambiente de conhecimento.

Além de autoridades políticas, como o prefeito Rafael Laske e vice Marcos Weiss, estiveram presentes no ato o reitor da Unoesc, Dr. Aristides Cimadon, o presidente da Funoesc Genésio Théo, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica Ricardo Antonello entre outros que foram essenciais no processo.

Para o reitor Cimadon, esse é um momento muito importante para Joaçaba e região. “Estamos criando novas formas de promover o desenvolvimento econômico”, disse. O prefeito Rafael Laske fez questão de destacar a parceria essencial da Unoesc. “O município não conseguiria tocar sozinho esse Polo”, afirmou.

Em Joaçaba, estão previstos para a construção do Polo de Inovação investimentos na ordem de R$ 3 milhões. Além da Unoesc e Prefeitura de Joaçaba, o projeto conta com o apoio da AMMOC, ACIOC e áreas de atuação que abrangem.