Prefeito de Joaçaba acompanha alunos do programa Protetor Ambiental em viagem de estudos

Joaçaba: 08.07.2013 “Não basta apenas investir, precisamos ser parceiros, acompanhar esse trabalho de perto”.  Essas foram as palavras do prefeito Rafael Laske, que no último final de semana viajou junto com os alunos do programa Protetor Ambiental, desenvolvido pelo 2º Pelotão da 4ª Companhia de Polícia Militar Ambiental com parceria da Prefeitura Municipal de Joaçaba. A viagem faz parte do cronograma de atividades do programa, e teve como objetivo colocar em prática o que se aprende em sala de aula.

Os 22 alunos, acompanhados pelo comandante do 2º Pelotão Tenente Cabral, soldados Kappes, Ferlin, e o prefeito, realizaram uma visita ao Zoológico de Pomerode, onde conheceram o funcionamento do local e receberam orientações sobre o tráfico de animais silvestres e maus tratos sofridos pelos animais de circo. Além disso, os alunos também realizaram um passeio histórico pelos túneis de uma mina de prata em Blumenau, onde percorreram os caminhos abertos pelos garimpeiros na primeira guerra mundial.

O prefeito Rafael Laske destacou a importância do programa para a formação dos jovens. “Esse trabalho desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental é muito importante, é algo que as escolas não tem. Participar dessa viagem foi uma forma que encontrei para valorizar este programa que a Prefeitura de Joaçaba é parceira e se orgulha tanto”, disse.

Para Tenisa kappes, soldado responsável pela educação ambiental, a presença do prefeito Rafael Laske contribuiu para o aprendizado dos alunos. “Como o prefeito é mantenedor de animais silvestres ele pôde explanar aos alunos como é na prática, como eles se comportam na natureza, e como é a alimentação desses animais”, destacou Kappes. Na oportunidade, o prefeito Rafael Laske se disponibilizou para realizar uma palestra em sua residência para que os jovens possam ter um contato mais próximo com os animais silvestres.

No programa Protetor Ambiental, os adolescentes são capacitados para atuar como defensores ambientais, multiplicadores dos saberes ecológicos, participando ativamente do desenvolvimento sustentável da região durante a formação e também posteriormente.