Secretaria de saúde de Joaçaba promove Seminário de Atenção Básica

Joaçaba: 04.06.2013 A secretaria municipal de saúde promoveu nesta segunda-feira, 04, o Seminário de Atenção Básica. Na oportunidade, os 55 municípios da macroregião presentes no evento, participaram de explanações por parte do estado, sobre as propostas da Rede Cegonha, na qual Joaçaba aderiu nesta semana. Falaram sobre o assunto, Carmen Delziovo, coordenadora estadual da rede, e Maria Catarina da Rosa, responsável pela atenção básica no estado.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principais objetivos a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, além de acompanhamento no parto e atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses. Implantada em território nacional, os 55 municípios da macroregião que aderiram recentemente ao projeto estão sendo comandados pela secretaria regional de saúde, que tem como coordenadora Ivanice Peccin.

Segundo informações da gerente de atenção básica da Prefeitura Municipal de Joaçaba, Paula Kleber, a Rede Cegonha vai melhorar a qualidade nos atendimentos às gestantes. “Esperamos um melhor acesso das gestantes tanto nas unidades de saúde quanto nos hospitais, diminuindo desta forma o número de mortalidades neonatal”, afirmou Paula.

Na questão financeira, entre as melhorias para a secretaria regional e os municípios estão:100% de custeio dos exames; fornecimento de kits para as unidades básicas de saúde e para as gestantes; 100% de custeio do transporte e 80% de custeio para ampliação e qualificação dos leitos. Além da Rede Cegonha, Joaçaba participa também do programa Sis Pré-Natal, onde o município atende atualmente 115 gestantes.