Joaçaba investe em inovação na tecnologia e valor para empreendedor
Joaçaba: 06/07/2012 – “É a concretização de um sonho”. A frase dita pelo Prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, resume o sentimento compartilhado pelas autoridades presentes no lançamento do Distrito de Inovação Tecnológica e Programa Juro Zero, na noite desta quarta-feira, dia 04, no Teatro Alfredo Sigwalt.
Entre a participação de lideranças políticas e empresariais, estavam o secretário de desenvolvimento regional Jair Lorenzetti, diretor superintendente do Banco do Empreendedor, Luiz Carlos Floriani, representantes do Inova Santa Catarina, Eduardo Lozerentti, Luiz Antônio de Oliveira, Marcelo Fett e o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade, Moises Diersmann.
O Polo de Inovação tem como objetivo coordenar um sistema de informações estratégicas que auxilie a manutenção de incubadoras de empresas e parques tecnológicos em Joaçaba. A criação do distrito faz parte do programa Inova@SC, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), que contemplará mais 10 municípios.
Em Joaçaba. será construído um parque tecnológico de aproximadamente 30 mil metros próximo ao aeroporto para abrigar até 64 empresas de base tecnológica e um centro de inovação que compreenderá entidades governamentais, de pesquisa e prestadores de serviços, entre outras organizações, que darão suporte às empresas do parque. Está prevista a entrega da primeira fase de construção no final de 2013.
Paralelo ao Polo de Inovação, o Programa Juro Zero foi criado para beneficiar o micro e pequeno empreendedor. Serão disponibilizados empréstimos de até R$ 3 mil reais para aqueles que têm poucas condições de investir na sua atividade, seja para capital de giro ou aquisição de equipamento, sem juros. Além do benefício, o SEBRAE/SC oferecerá consultoria de gestão para facilitar a criação do negócio próprio. Foi anunciado durante o evento, a instalação de uma agência de microcrédito do programa no município.
O prefeito de Joaçaba ressalta que este é um momento para investir nas novas ideias que tenham como base o desenvolvimento sustentável. “É uma oportunidade que Joaçaba possui a frente de outros municípios e que mantenha os profissionais produzindo aqui” afirma.