Inovação: uma característica crescente em Joaçaba

Joaçaba: 04/07/2012 – O desafio das empresas dentro do ambiente corporativista não está somente atender a demanda e prestar um serviço de qualidade, mas também ter inovação. Em Joaçaba, o termo é utilizado em sua máxima com o lançamento oficial do Distrito de Inovação, um início da consolidação dos investimentos na região meio oeste, na área da tecnologia.

Alguns exemplos dentro da produção acadêmica em Joaçaba já começam a despontar como trabalhos significantes pro setor de inovação tecnológica. Nove projetos de negócios de pré-incubação de empresas estão sendo desenvolvidos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A criação de uma aeronave não tripulada capaz de monitorar alterações fluviais se destaca entre as inovações produzidas.

Trata-se de do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), um avião criado para, entre outras funções, prever desastres naturais. O equipamento, cujo protótipo já está pronto, está sendo desenvolvido por três acadêmicos e um professor de engenharia mecânica da universidade. Dentro de oito meses, a aeronave poderá ser disponibilizada no mercado, mas o preço de comercialização ainda está sendo desenvolvido.

Conforme o professor Moises Diersmann, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e pela Pré-incubadora, o apoio é voltado para a gestão dos empreendimentos, seja nas áreas jurídica, contábil, comercial, entre outras que um negócio em fase inicial demanda.Segundo um dos integrantes do projeto, Bruno Massucatto, o produto será de grande valia para prevenção contra enchentes, mapeamento de área e até localizar a presença de pessoas em locais de difícil acesso, como matas fechadas. “O carro-chefe do produto é auxiliar nas questões ambientas, mas ela pode desempenhar funções dentro da plataforma aérea na área urbana também, desde o monitoramento de trânsito até ao auxílio para situações de emergência” afirma.

com informações de Dayse Trombetta/ Diário Catarinense