Tele medicina: agilidade e economia para a Secretaria de Saúde em Joaçaba

Joaçaba: 22/06/2012 – Já está em funcionamento o novo projeto que trará uma nova perspectiva de atendimento a duas especializações da área médica em Joaçaba. O programa Tele Medicina foi implantado no município com o objetivo de facilitar a elaboração de diagnósticos dos pacientes que fizerem exames relacionados à área de cardiologia e dermatologia.

 Os exames são realizados na unidade de saúde central e enviados para análise em Florianópolis e no prazo máximo de 72 horas, o paciente terá em mãos o laudo do diagnóstico.  O secretário de saúde, Jorge Pohl, ressalta que a medida não somente agiliza os atendimentos, mas promove uma redução significativa de custos para a realização dos exames.

  “Os benefícios são ótimos pela desnecessidade de transportar os pacientes, além de ser mais eficiente e beneficiar mais pessoas em um tempo menor. É importante ressaltar que os pacientes serão encaminhados pelo médico do ESF de seu bairro para a unidade de saúde central para realizar os exames” afirma o secretário.

 Para a área de cardiologia será usado um eletrocardiógrafo e para a área de dermatologia será realizada uma triagem dermatológica, em que o paciente passará por avaliação do médico e serão registradas fotos de áreas da pele que possam apresentar alguma patologia. Os aparelhos foram doados pela secretaria de Saúde do Estado e pela Universidade Federal de Santa Catarina.O objetivo, segundo o secretário, é expandir o serviço para os postos de saúde localizados nos bairros Frei Bruno e Nossa Senhora de Lurdes.