Conheça o CRAS e suas atividades sociais em Joaçaba

Joaçaba 19/06/2012 – O trabalho realizado com a Secretaria de Ação Social, através do CRAS tem grande impacto na sociedade joaçabense.  Através de serviços continuados às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, busca-se o desenvolvimento de potencialidades, vínculos familiares e acesso aos direitos de cidadania.

Na prática, as principais atividades acontecem na sede do Centro de Referência, localizado na Casa da Cidadania, na Rua Tiradentes, em Joaçaba. Além disso, os funcionários também se deslocam para diferentes comunidades do município em visitas a centros de convivência e em domicílios particulares. 

 

Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos são divididos por faixa etária. São oficinas que compreendem como público-alvo crianças de 0 a 15 anos, oferecendo um espaço para desenvolvimento de ações socioeducativas e de inclusão e que atendam as necessidades de formação de sua faixa etária. A parceria com escolas municipais acontece para adolescentes de 15 a 17 anos que são encaminhados para cursos de qualificação profissional em parceria com SENAC, Instituto Federal Santa Catarina, SENAI e SENAR.

 

Os idosos também são incluídos nos programas de assistência.  A Oficina Mais Viver busca através do protagonismo pessoal, valorização de experiências e desenvolvimento de novas sociabilidades que estimulem a condição de escolher e decidir do idoso. O CRAS oferta atendimento a domicílio para pessoas com deficiência e idosos acima de 60 anos terapias complementares como Acupuntura e Fitoterapia. A equipe do CRAS de Joaçaba é formada por psicólogos, pedagoga, terapeuta oriental, assistentes sociais, técnico administrativo e motorista.  


Além dos serviços oferecidos, o CRAS gerencia o sistema de Cadastro Único, que dá acesso ao Bolsa Família no município. Segundo a secretária de Ação Social, Maria Elisa Monteiro, os benefícios são positivos haja vista a adesão dos cadastrados no Centro de Referência em programas inclusivos. “Conseguimos conquistar resultados significativos de curto a longo prazo com um trabalho em contato próximo com estas pessoas que precisam de assistência” afirma.