Apresentado projeto do Posto da PRF em Joaçaba

Joaçaba: 06/06/2012 – Na manhã desta quarta-feira (6), o Prefeito Rafael Laske recebeu em seu gabinete o superintendente da Policia Rodoviária Estadual em Santa Catarina, inspetor Silvinei Vasques, que oficializou a ação que visa à implantação de uma unidade operacional da PRF em Joaçaba. Acompanhado do Delegado Regional da PRF, Marcos Barros, Vasques, apresentou o projeto técnico do que deverá ser o novo posto. “É preciso ficar claro, que se trata de uma medida técnica, obtida através de avaliações criteriosas” revelou o inspetor. Para o Prefeito Rafael Laske, a noticia vem de encontro às ações desenvolvida pelo poder público, que visam à ampliação dos sistemas de segurança no município. “Para se solidificar a parceria, ficou definido que a integração de informação das forças policiais, como por exemplo, no caso das câmeras que estão em fase de instalação” falou.

Vasques deu mais detalhes sobre os pontos que definiram Joaçaba como sede da nova unidade. Segundo o levantamento da PRF, entre os fatos determinantes está a abertura do novo posto em Água Doce, que fica próxima de estrutura atual da PRF em Vargem Bonita. “Além disso, o Posto é antigo a apresenta problemas de estrutura física, que dificultam as atuais operações da Policia” comentou. Outro fato, é que o município de Joaçaba, é considerado polo e já abriga a Delegacia Regional da instituição, que atualmente passa por reformas. Os planos da PRF são de aproveitar a área já existente e anexar a nova estrutura ao prédio da Delegacia, criando melhores condições técnicas, principalmente para as necessidades dos postos da Policia Rodoviária Federal do Meio Oeste. “Além disso, estar próximo ao aeroporto, também pesou na tomada da decisão. Entre Lages e Chapecó, não contamos com suporte para operação do nosso grupamento aéreo. De antemão, já viabilizamos uma parceria com a administração do aeroporto, que irá oferecer a estrutura necessária, para abastecimento por exemplo. Tanto é importante, que no projeto já está previsto inclusive a construção de heliporto” explicou. Por fim, Vasques revelou, que Joaçaba já está servindo de sede para o grupo de operações especiais da PRF, mas que por falta de estrutura, se faz necessários acomodar os Policiais em hotéis. “Para se ter uma ideia da importância desse trabalho, foi esse grupo, que recentemente realizou a apreensão de um farto armamento de grosso calibre, que circulava pela região” comentou.

A necessidade de parceria entre PRF e Prefeitura para construção da nova unidade, se faz necessário, uma vez que a superintendência não dispõe de todos os recursos para edificação. “Tivemos que utilizar os recursos federais a nós alocados, para implantação de outras unidades, principalmente em região de fronteira. Dessa maneira o apoio da Prefeitura será indispensável” explicou Vasques. De antemão, o Prefeito Rafael Laske, assumiu o compromisso de buscar parcerias e viabilizar o projeto. “A administração irá atuar para garantir os recursos, temos certeza que obteremos o apoio necessário de outras esferas do poder público” disse. A vereadora Sueli Ferronato e o vereador Mário Wolfart, que estavam representando o poder legislativo, garantiram apoio para concretização da ação. “Sem dúvida nenhuma que toda a região ganha e como nos foi garantindo pelo superintende, que a estrutura humana e operacional já está disponível e nós seremos parceiros nesse projeto” falou Ferronato.