Marcello Caminha realiza show beneficente em Joaçaba

Joaçaba 12.04.12 – O show será com entrada franca. Na parte da tarde, Marcello Caminha também oferecerá uma Oficina, chamada “Violão Gaúcho”. A oficina terá início às 17 horas, com duração prevista de duas horas.

A oficina é aberta a todos os interessados, em especial, estudantes de música que tenham interesse pela Música Gaúcha do Rio Grande do Sul e seu desenvolvimento através do violão, estudantes de violão e/ou outros instrumentos, músicos que pretendam ou já estejam atuando no mercado de trabalho, admiradores da música e professores que buscam informações para transmitir aos alunos.

Os temas abordados terão demonstração prática no violão: O violão no cenário da música gaúcha; Harmonia musical aplicada à Música Gaúcha; Ritmos gaúchos tocados no violão e Aplicação do violão na Música Gaúcha.

Conforme Caminha, “A oficina Violão Gaúcho foi criada para aperfeiçoar, orientar e discutir as mais variadas formas e possibilidades de utilização do violão na Música Nativista do sul do Brasil. Também tem por objetivo divulgar a arte regional do Rio Grande do Sul, estimulando o amor pela cultura e a valorização da história do nosso Estado, além de promover e incentivar o surgimento de novos talentos locais”.

Este show está sendo possibilitado devido a um projeto da Lei Rouanet, via Ministério da Cultura, patrocínio Unicasa. organizado pela Caminha Produções Artísticas e Dana produções. Mais informações sobre o artista podem ser conhecidas no site WWW.aviagemdoviolaogaucho.com.br.

Paixão pelas coisas da nossa terra

A busca da identidade, a paixão pelas coisas da terra, a característica do “ser gaúcho” e de viver em um Estado que tem tradição, que sustenta sua história e traz no sangue este amor, reflete-se na sua cultura, que se fortalece dia após dia. A cada momento, ressurge ainda mais forte o sentimento de amor pela terra.

A música e a poesia campeira, expressões artísticas plenamente identificadas com os usos e costumes do habitante do meio rural é a forma com que o gaúcho manifesta o seu sentimento de amor pelo Rio Grande do Sul, pois a cada dia é maior o número de pessoas que aprecia e valoriza os nossos usos costumes.

Movimentos musicais, que tem o objetivo de resgatar a autoestima do cidadão que se orgulha de suas origens, podem ser considerados movimentos de civismo. Se a história não for resgatada o futuro perecerá, pois sabemos que “a árvore mais frondosa é que tem as raízes mais profundas”.

Quem viaja pelo Rio Grande do sul, observa que existe um imenso interesse pela cultura regional, principalmente entre os jovens, como nunca houve antes e que a música gaúcha vem sendo cada vez mais difundida em diversos meios, além daqueles costumeiros.O projeto A Viagem do Violão Gaúcho em 2012 esta sendo realizado pelo Ministério da Cultura, com o patrocinio da UNICASA, e apoio Celulose Irani S/A.

Conheça Marcello Caminha

Marcello Caminha é natural da cidade de Bagé/RS. Iniciou a atividade musical nos palcos dos Festivais Nativistas, em outubro de 1985.

Em 1993 começou a atuar em estúdios de gravação e em seguida iniciou a carreira de produtor musical, atividade que exerce até hoje, com mais de 50 títulos produzidos.

Em 1996 formou-se em Medicina Veterinária pela URCAMP em Bagé. Porém, sua atividade musical já fortalecida não lhe permitiu dividir o tempo com outra função que não fosse a música.

Em 1997 lançou o CD Estrada do sonho, seu primeiro disco, lançado pela gravadora Usadiscos.

Em 2001 ganhou pela primeira vez o Prêmio Açorianos de música, categoria instrumentista regional. Isso se repetiu em 2007, além de duas outras indicações na mesma categoria em 2006 e 2008.

Ainda em 2001 fez a primeira viagem à Europa, tocando em Londres com Luiz Carlos Borges. Depois voltou em 2005, à Alemanha com Renato Borghetti e em 2007 tocou em Portugal com o Show Natal Gaúcho, do qual é um dos idealizadores e também diretor musical.

Em 2006 participou do Projeto Circular Brasil de música instrumental, tocando em Curitiba, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória e Porto Alegre.

Atuou durante sete anos ao lado de César Oliveira e Rogério Melo, com os quais se apresentou em 2007 no Festival Nacional de Doma y Folklore, em Jesús Maria, na Argentina.

Em 2008 lançou o  cd Influência, disco autoral que deu a Marcello Caminha três Prêmios Açorianos de música: melhor compositor, melhor instrumentista regional e melhor projeto gráfico.

Em 2009 lançou a coletânea Sucessos de ouro, que recebeu o Prêmio Teixeirinha como melhor projeto gráfico e deu a Marcello Caminha o prêmio de melhor arranjador do ano 2009.

Em 2010 lançou a videoaula Violão Gaúcho, DVD sobre os ritmos regionais gaúchos tocados no violão.

Em 2011 lançou o Cd Natal em Cordas com o show do mesmo título.

Luci Irala

Caminha Produções Artísticas Ltda.

Fones: (51) 3779.4963 e 9963.0570

Data do Show: 13/04/2012
Local: Teatro Alfredo Sigwalt
Horário: 21:00 hrs