Governador assina atos da UDESC e da Região Metropolitana do Contestado em Joaçaba

Joaçaba 04.04.2012 – Dois importantes atos serão realizados, nesta quinta-feira (5), em Joaçaba, com a presença do governador João Raimundo Colombo. Em evento no Teatro Alfredo Sigwalt, a partir das 10h, será assinado o documento para a instalação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Joaçaba e o Projeto de Lei Complementar que será enviado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina para a criação da Região Metropolitana do Contestado.   A UDESC é uma reivindicação antiga da região de Joaçaba. A mobilização ganhou força em 2009, quando lideranças se uniram para que um polo da universidade fosse viabilizado no Meio-Oeste catarinense. ?Foi uma iniciativa importante, que envolveu as Regionais de Joaçaba, Campos Novos, Concórdia, Seara e Xanxerê. Uma grande prioridade está sendo concretizada?, ressalta o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Antônio Lorensetti.   Depois de assinado o documento para a instalação da UDESC, uma equipe técnica virá a Joaçaba para orientar a Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Prefeitura Municipal para as adaptações necessárias no prédio da antiga Escola Iraí Zílio, que foi doado à universidade, e levantamento das demandas. O início das atividades é previsto para o segundo semestre de 2012.           Além de cursos de graduação, a UDESC pretende implantar em Joaçaba outras duas categorias de atividades: o Programa de Extensão Tecnológica, que, mediante diagnóstico das necessidades, formatará cursos de curta, média e longa duração; e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). ?Precisamos de qualificação técnica, que venha ao encontro do Plano de Desenvolvimento Tecnológico e Inovador que idealizamos para a região?, enfatiza Lorensetti.   A criação da Região Metropolitana do Contestado é outra prioridade da região de Joaçaba. Ela abrangerá 45 municípios, das SDRs de Joaçaba, Caçador, Campos Novos, Concórdia, Seara e Videira, pertencentes às associações dos municípios: do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc), do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) e do Alto Uruguai Catarinense (Amauc). Na área de abrangência, de 15.140,690 km², o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem uma média de 0,798 (IBGE 2000), o Produto Interno Bruto (PIB) é de R$ 10.225.748,28 (IBGE 2008) e o PIB per capita é de R$ 18.003,78 (IBGE 2008).   Uma população de mais de 500 mil habitantes será contemplada com vários benefícios, como o acesso a mais recursos para financiar a aquisição de moradia por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Outra vantagem será na telefonia, já que um telefonema feito de uma cidade para outra dentro da região metropolitana tem custo de uma ligação local. Destaque ainda para o desenvolvimento regional planejado, turismo e saneamento básico regionalizado, parceria na destinação ordenada do lixo, consórcios e mobilidade urbana.     A Região Metropolitana oportunizará a discussão e a tomada de decisão de grandes temas, que determinam o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região?, destaca Lorensetti, lembrando que a Região Metropolitana do Contestado será a décima de Santa Catarina.