Saúde: Investimentos visam melhorar índices do setor

Joaçaba 23/03/2012: O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou, no dia primeiro de março, em Brasília, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está à infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. “O que a pesquisa demonstrou é o reflexo do quadro que recebemos quando assumimos a administração. Um sistema abandonado, necessitando urgentemente de investimentos” destacou o Prefeito Rafael Laske, que encontra-se em Brasília e na sua agenda a busca justamente de mais investimento no setor.

Segundo ainda representantes do setor da saúde do município, o índice de Joaçaba na pesquisa serve como referencial para o monitoramento das ações em planejamento e outras já em execução.

Novas unidades construídas, contratação de profissionais e melhoria da frota

A atual administração de Joaçaba traçou uma meta ousada, divido basicamente em três pontos. Melhorias da estrutura física, melhoria do atendimento e renovação da frota de veículos que atende o tratamento fora de domicilio.

A reforma da unidade central de saúde foi, junto com a construção da unidade do bairro Vila Pedrini, foram os primeiros a receberam investimentos. Na sequencia iniciaram as obras das unidades nos bairros Nossa Senhora Lourdes e Frei Bruno. Essas duas últimas unidades encontra-se em fase final de construção e já nas próximas semanas estarão disponíveis para a população. “As nossas unidades encontravam-se em prédio alugados e sem a estrutura necessária. Nossa principal ação é melhorar esse quadro” reafirmou Laske, que fez questão de revelar que o processo para construção da nova unidade de saúde do bairro Santa Tereza já está em andamento e que as obras irão iniciar em breve.

Nos que diz respeito a pessoal, só no último concurso, foram abertas 10 vagas na área de saúde, isso sem contar a contratação em caráter emergencial ou ainda para substituição de postos de trabalho em aberto, que supera a marca de 75 profissionais das mais diversas áreas, como médicos da estratégia de saúde da família, técnicos de enfermagem e enfermeiros e agentes de saúde. “Além de reforçar a equipe, sempre buscamos investir na formação de cada profissional.” Lembrou.

Por fim, a melhoria da frota de veículos que atende a população para as necessidades de atendimento fora de domicilio, foi outro desafio a ser superados. “Renovamos mais de 70% da frota da saúde, com veículos novos, confortáveis.” Esclarece. Laske ainda lembra que a popular “ambulâncioterapia”, como é conhecida a necessidade de transporte de pacientes dos municípios para grandes centros em virtude da falta de especialidades médicas na cidade, dificulta uma ação mais pontual no setor. “Ai está a maior prova da necessidade de uma policlínica na região. Trata-se de uma realidade local onde o índice de Joaçaba e outros municípios da região e como mesmo porte é muito similar e um dos motivos é a falta de oferta de certas especialidades” finaliza.