Assinado convênio com o Badesc

Joaçaba, 29.11.11: Nesta segunda-feira, o Prefeito Rafael Laske participou do ato de assinatura do convênio com o BADESC, que irá viabilizar a pavimentação asfáltica de ligação entre os bairros Vila Pedrini e Vila Cordozo, no valor total de 3, 5 milhões de reais. “Agora é fato, a obra tem prazo para sair do papel” falou o Prefeito no momento da assinatura ao lado do Presidente da Instituição Nelson Santiago e do Governador do Estado, Raimundo Colombo.

A próxima fase para efetivação da obra será apresentar o projeto ao Banco, para uma analise final antes da abertura do processo licitatório. Segundo o Prefeito isso deverá acontecer até a primeira quinzena de dezembro. “Minha expectativa é que ainda este ano o edital de licitação seja lançado” destacou.

Com a confirmação da vinda dos recursos, a administração pública já atua no trabalho de implantação de obras complementares, como por exemplo, drenagem e esgoto. Além disso, o Prefeito Rafael Laske, confirmou nesta segunda-feira, entrega a ordem de serviços para recuperação do trecho da Rua Duque de Caxias, localizada entre a Live House e a Auto Woks.

Ao todo Joaçaba faz parte de um grupo de 30 cidades contempladas com o Programa Badesc Cidades, que juntos, somam mais de R$ 59 milhões. O programa funciona como linha de financiamento para municípios realizarem obras de infraestrutura, fomentando a economia do Estado.

Programa

Somente neste ano, o Programa Badesc Cidades contratou R$ 162 milhões para compras de maquinário e obras, como construção de escolas, ginásios, pontes e, principalmente, pavimentações. O presidente do Badesc, Nelson Santiago afirma que existem dois modelos de contratos de financiamentos, um para máquinas e veículos e outro para obras com vigência de quatro anos. "No primeiro ano serão pagos os juros sobre o empréstimo, enquanto que nos outros três o valor do recurso é parcelado."

Após a assinatura, cabe às prefeituras apresentarem os projetos, que depois da liberação do Badesc, é aberto o edital para realização das obras. Além do financiamento, o Programa Badesc Cidades dá apoio técnico no aprimoramento dos projetos e fiscaliza regularmente as obras. "A liberação das verbas é realizada gradativamente de acordo com as vistorias que atestam o andamento das obras", conclui Santiago