Portadores de deficiência usufruem do transporte coletivo gratuitamente
A Secretaria de Ação Social juntamente com a Secretaria de Saúde regularizaram a aquisição das carteiras de transporte coletivo gratuito para os portadores de deficiência de Joaçaba. Desde o dia 1º de agosto o público alvo deve procurar o ESF (Estratégia Saúde da Família) de cada bairro e então apresentar o atestado de deficiência no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para ter sua situação sócio-econômica analisada.
“O Ministério Público nos convocou a dar um posicionamento sobre a emissão das carteirinhas de transporte em nosso município, uma vez que esse é um direito dos portadores de deficiência. Tendo em vista que através de uma lei de 1999 e de um decreto de 2002 as prefeituras municipais são responsáveis pela emissão das carteiras, nós assumimos um prazo de trinta dias e, agora as carteirinhas já estão sendo disponibilizadas”, conta o Secretário de Ação Social, Waldemar Ronssen Junior.
Os interessados devem primeiramente procurar o ESF do seu bairro para solicitar o atestado de deficiência e então devem procurar o CRAS. “Ao procurar o CRAS uma pedagoga, uma assistente social e uma psicóloga analisarão o estado socioeconômico de cada requerente e, dependendo o resultado a carteirinha será liberada”, explica Waldemar.
O processo para a aquisição das carteirinhas do transporte coletivo é rápido e não traz custos para o requerente. “Joaçaba esteve durante muito tempo fora do regimento imposto pela lei. Agora estamos regularizados e, sem dúvidas, contribuindo para qualidade de vida dos portadores de deficiência de nossa cidade”, conclui Waldemar.