Administração se reúne com produtores rurais para discutir problemas da Feira Livre

Na tarde desta quarta-feira, aconteceu no Gabinete do Prefeito de Joaçaba, uma importante reunião com produtores rurais que fazem parte da feira livre do município. Em pauta os últimos fatos ocorridos no local, quando aproximadamente 11 feirantes foram presos, por supostamente não estarem cumprindo as leis de comercialização de produtos de origem rural. O Prefeito iniciou o encontro deixando claro que está ao lado dos produtores rurais e que a administração irá fazer tudo que estiver ao seu alcance para auxiliar os agricultores. “Vamos nos unir, deixando vaidades e questões politicas de lado e encontrar uma solução em definitivo para o caso” declarou.

O encontro, contou com a participação de feirantes, muitos inclusive presos na sexta-feira, vereadores, advogada da procuradoria do município, a médica veterinária que atua no Sistema de Inspeção Municipal e representantes do conselho municipal de agricultura. A presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sueli Ferronato, apontou que existe a extrema necessidade de debater ações pontuais a respeito do assunto, como por exemplo, mudanças na legislação do SIM. Já os produtores rurais, deixaram claro que tinham plena noção do que estavam sendo responsabilizados, mas classificaram a atitude imposta pelo Ministério Público à vigilância sanitária municipal, como extrema. Segundo eles, o fato de serem presos desmotivou e abalou moralmente o trabalho dos agricultores. Muitos ainda alegaram que faltou mais dialogo e que a maneira com o que o fato ocorreu serviu para criar ainda mais insegurança na atividade rural, principalmente para as futuras gerações. Outro ponto comum na reunião é a dificuldade dos pequenos produtores em se adequar as leis em vigor.

AS DEFINIÇÕES
                Medidas imediatas foram definidas no encontro. A primeira diz respeito a um debate mais amplo a respeito da atual legislação municipal, a fim de facilitar o acesso do agricultor rural ao cumprimento da lei. A segunda é um trabalho para se definir a viabilidade econômica e jurídica, para que a Prefeitura tenha recursos no orçamento do município, já para 2012, com o objetivo de auxiliar os produtores rurais nos custos para adequação as leis e ainda um estudo para implantação do juro zero para agricultores rurais para ser utilizado sobre o mesmo fim. Por fim, uma comissão conjunta de feirantes e representantes da administração irá agendar uma reunião com membros do Ministério Público, a fim de se encontrar coeficientes para que a atividade da feira livre aconteça de forma legal, dentro da realidade local e cultural de Joaçaba.