Joaçaba anuncia oficialmente obras da primeira Usina de Biocombustivel de Santa Catarina

A pouco mais de 15 dias, era confirmada o início das obras da primeira usina de biocombustível de Santa Catarina. Hoje pela tarde um ato, marcou simbolicamente o inicio das obras em Joaçaba, meio oeste catarinense. “Trata-se do maior investimento da iniciativa privada da última década em nossa região. Com certeza os reflexos em toda a economia será um marco no nosso desenvolvimento” avaliou o Prefeito de Joaçaba Rafael Laske. Diversas autoridades estavam presentes ao ato, entre eles os secretários de Estado, Felipe Mello, Valdir Cobalchini, Jair Lorezentti, o comandante geral da Policia Militar de Nazareno, o deputado Federal Jorginho Mello e o secretário de desenvolvimento sustentável de Joaçaba, Jorge Puhl.

Durante o encontro, as lideranças foram recebidas, por Domingo Lastra, que é Presidente das Operações na América do Sul da ADM do Brasil Ltda, que realizou uma apresentação completa do projeto que está sendo executado em Joaçaba. Após esse momento, a comitiva realizou uma visita as obras da usina que já estão sendo executadas.

Segundo a apresentação da ADM, a capacidade de produção será de 450 toneladas de biodiesel por dia. O escopo do projeto, prevê novos prédios, uma caldeira de biomassa, ampliação da refinaria e um complexo de produção de biodiesel. Ao todo mais de 350 empregos devem ser gerados direta e indiretamente. A expectativa da ADM é que a usina entre em operação no segundo semestre de 2012.

O Governador Raimundo Colombo, que tinha agendado presença no evento e não pode estar presente por problemas de deslocamento aéreo em função do mau tempo, ligou para o presidente da ADM, parabenizando pelo investimento e inicio das obras. O Secretário de Planejamento Felipe Mello, que representou oficialmente o Governador, fez questão de agradecer a escolha da cidade de Joaçaba para concretização do projeto, “Sem dúvida estamos falando de uma grande noticia para a região e principalmente Santa Catarina.” Falou.