Mais de mil quilômetros para conferir de perto qualidade de transporte escolar

Para sair de Joaçaba, no meio oeste catarinense, com destino a cidade de Vitória, capital do Estado do Espirito Santo, é necessário percorrer mais de 1.700 quilômetros de rodovia. Pois é exatamente essa quilometragem que a secretária de Educação Marilena Detoni, irá realizar pelo interior do município, quando terminar o processo de acompanhamento da qualidade do transporte escolar e das estradas locais de Joaçaba.

O principal objetivo, do que a própria secretária considera uma missão, é estar ao lado do aluno, dentro dos veículos, para saber como andam as condições de transporte da rede de educação, sejam terceirizados ou ainda aqueles executados diretamente pela administração. “Sei que tenho uma longa missão, mas não encontro outra maneira de fazer isso. O Prefeito Rafael Laske me deu esse desafio, achei complicada a idéia , mas minha função enquanto gestora é essa, acompanhar e monitorar” declara a secretária.

A estratégia desenvolvida pela gestora, após a determinação do Prefeito, é agir de forma a ter um “raio x” fidedigno das questões relacionadas ao transporte escolar, como por exemplo, a maneira do motorista dirigir, as condições do veiculo e os trechos das estradas que necessitem de reparos e atenção por parte da secretaria de infraestrutura. A secretária sempre estará acompanhada de um auxiliar, que também atua na parte de gestão do transporte escolar do município. “Como o Prefeito pediu, para ir em todas as linhas, estou fazendo um planejamento, até porque tenho também compromissos que me impediram de realizar todo o trabalho em uma única vez” revelou.

Ao lado do secretário de Bem Estar Social, Waldemar Rossen Junior e do Diretor de Transportes do Município, Ilton Schimidt, que atuam na gestão do transporte escolas, são traçados trajetos a serem percorridos em um espaço de tempo de 15 dias. Com isso definido, a secretária acompanhada por um dos dois colegas, embarca no veiculo na frente da escola, exatamente como os alunos fazem e acompanha todo o trabalho até a entrega do último estudante, tendo em sua bolsa, uma câmera fotográfica, prancheta e muita disposição. O roteiro de acompanhamento é um segredo guardado a sete chaves, afim de ter uma noção exata das condições de prestação dos serviços. “Assim que chego da viagem, faço um pequeno relatório. Se me deparo com questões que fogem de minha responsabilidade, comunico imediatamente o setor competente. No início achei que a ideia do Prefeito, seria perda de tempo, mas confesso, que está sendo uma grata experiência, em acompanhar de perto as condições da prestação de serviços públicos e assim, definir com precisão ontem temos que agir como gestores.” Finaliza.