Usina de biodiesel em Joaçaba está se tornando realidade
A construção da primeira usina de biodiesel de Santa Catarina começa a sair do papel. Um importante passo foi dado, com a entrega do alvará de construção da planta em Joaçaba, realizado na tarde de terça-feira, pessoalmente pelo Prefeito Rafael Laske, na sede da empresa. “Acho justo realizar esse ato dentro da empresa já que a implantação desta usina em nossa cidade será sem dúvida a maior alavanca de desenvolvimento social e econômico da última década” declarou o Prefeito, que esteve acompanhado do vereador Mario Wolfart e dos secretários de infraestrutura Venilton Teles e de desenvolvimento sustentável, Jorge Puhl, em um momento que ele classifica como histórico para a cidade.
O alvará entregue, compreende a construção de um prédio administrativo, ambulatório e atendimento a motoristas, balanças rodoviárias, almoxarifado, laboratório, tanques de estocagem de biodiesel entre outras estruturas industriais, em uma área aproximada superior a sete mil metros quadrados, localizadaàs margens da Avenida Santa Terezinha, no bairro Menino Deus. Para o secretário de desenvolvimento sustentável Jorge Puhl, trata-se de um importante investimento da iniciativa privada, que irá gerar impacto direto na econômica local. “Ainda estamos dimensionando o que essa usina irá trazer de desenvolvimento para a nossa cidade de forma direta e indireta. Mas é certo que estamos falando do maior impacto da última década, não apenas para Joaçaba, como a região que compreende os três município de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna, até por se tratar da primeira usina de biocombustível do Estado”, afirma.
O Prefeito Rafael Laske, demonstrou estar ansioso com o início das obras. “Com o início efetivo das obras tenho certeza de que muito em breve teremos ainda mais orgulho de nossa cidade, por ter aqui a primeira empresa de biodiesel no nosso Estado.” Argumenta, lembrando ainda que a responsabilidade do poder público em todas as suas esferas agora aumenta. “Essa iniciativa faz com que pensemos em investir pesado em infraestrutura urbana e social, para atender a demanda que será gerada por essa grande empresa”, destaca. Durante a entrega do Alvará, o Gerente de Projetos Industrial da ADM em Joaçaba, Márcio Cardoso de Avelar, foi questionado pelas autoridades sobre a previsão de início da obras. Márcio não hesitou na resposta, “Imediatamente, temos um prazo para cumprir e iremos trabalhar para isso”.
A instalação da fábrica será adjacente à atual planta da ADM, que já realiza o esmagamento e refino de soja na cidade. Com uma capacidade anual de produção de biodiesel de 164 mil toneladas, a usina aumentará a capacidade da ADM na produção de biodiesel no Brasil em quase 50 por cento. “O Brasil tem sido um líder global na criação de combustíveis renováveis, apoiando tanto objetivos sociais como ambientais. Com a implementação do mandato da mistura de 5% de biodiesel no diesel em 2010 –– três anos antes do prazo –– a demanda por biodiesel no país continua crescendo”, afirmou Domingo Lastra, Presidente da ADM do Brasil, em anúncio feito no ano passado. “Com a planta de biodiesel em Joaçaba e nossa fábrica de Rondonópolis, a ADM terá um importante papel em atender essa demanda.”