Aeroporto Santa Terezinha completa 62 anos

No último sábado (04), a Rádio Nova Líder realizou seu programa Show dos Bairros na comunidade de São Brás, região do Aeroporto de Joaçaba. Além de tratar de assuntos do bairro, o programa dedicou grande parte de seu tempo para falar sobe os 62 anos de atividades do aeroporto de Joaçaba que é um dos mais antigos do estado. Várias lideranças de São Brás participaram do programa, inclusive o ex-funcionário do Aeroporto, Domingos Baldissera, que relatou passagens importantes dos seus 52 anos de trabalho no aeroporto. Mesmo aposentado, Domingos Baldissera jamais se nega a falar das cinco décadas de trabalho que ele exerceu no aeroporto de Joaçaba. São tantas histórias que nem todas couberam no programa. Mas ele resgatou mais trecho de uma delas, inclusive a importância da antena da Rádio Nova Líder de Herval D'Oeste cuja frequência servia de orientação para os pilotos que sobrevoavam a região. “Naquela época era a chamada Rádio Herval D'Oeste, depois ela passou a se chamar Rádio Nova Líder. A antena servia de orientação para os pilotos. Eles sintonizavam a antena, depois direcionam os graus para pouso. Desde que eu comecei até os últimos dias de trabalho, meu braço direito sempre foi a antena da rádio.”
Seu Domingos, é a história viva do Aeroporto Santa Terezinha e de maneira fascinante e encantadora contou inúmeras histórias do terceiro aeroporto do estado. Boa parte dessas histórias estão preservadas, graças ao capricho da senhora Glória Baldissera, esposa de seu Domingos, que ajudou o marido em muitas situações ao longo de décadas. “Eu escrevi porque meu pai faleceu e ele tinha muitas histórias que não anotei. Então, pensei em escrever para deixar essas histórias para meus filhos e netos. Então escrevi toda a passagem dele no Aeroporto. Eu trabalhei 30 anos ali, mas quando eu comecei já éramos casados. Eu viveria tudo de novo.”
O Sindilojas e a CDL de Joaçaba também estiveram representado pelos empresários Manoel Donato Melo de Liz e Arno Lebkuchen. Depois de ouvir as muitas histórias vivenciadas no ambiente do aeroporto de Joaçaba, Lebkuchen manifestou-se sobre a importância deste resgate histórico que valoriza a comunidade e seus personagens. “Quem tiver a oportunidade de ouvir, ouça, valorize. Todas estas histórias do Seu Domingos, são fantásticas e nós só vivemos o presente conhecendo realmente nosso passado.”
O prefeito de Joaçaba, Rafael Laske também participou do programa, abordando assuntos do bairro São Brás e do Aeroporto de Joaçaba. Mamão disse que já iniciou contatos com o Governador Colombo no sentido de sensibilizar outras prefeituras para que ajudem nos custos de manutenção do Aeroporto, cuja demanda é regional. “A comunidade São Brás é uma comunidade especial para mim, sempre que venho aqui fui recebido e foi aqui que comecei minha carreira política. Vamos com certeza, atender a comunidade e parabenizar os 62 anos do Aeroporto Santa Terezinha, que foi uma iniciativa muito bonita da Rádio Nova Líder, que com certeza resgatou essa história. Já comentei com o Governador para que o aeroporto se torne regional, afinal, todos os municípios usam e quem paga os investimentos é a Prefeitura de Joaçaba.”